segunda-feira, 30 de março de 2009

Cantinho do Presidente dá cartas em Espanha.

A fama do Cantinho do Presidente agrónomo, Amado da Silva, veio recentemente à tona de água em Espanha.

Segundo o espaço cibernético espanhol “patada a seguir”, o presidente agrónomo foi atrás no que disse.

As coisas para o lado de Espanha parecem ter-se tornado pessoais, quando Amado da Silva diz “…as "pobres" Selecções da Alemanha e da Espanha...”.

Amado da Silva tornou-se um presidente controverso pelo seu espaço no site oficial de Agronomia, mas não se lhe pode ser tirado o mérito pela coragem de escrever o que escreve. A verdade é que com o último “Cantinho”, este presidente português começa a ser alvo de críticas vindas de Espanha.

  • Será que realmente vale a pena participar numa Liga Ibérica que parece nunca mais andar para a frente?
  • Devem os clube Portugueses participar numa Liga que apenas terá 3 ou 4 equipas Nacionais, ou devemos investir num campeonato mais competitivo?
  • É realmente uma solução, para o rugby Português, a presença de uma equipa mista nas competições europeias, como a Roménia (Bucareste)?

domingo, 29 de março de 2009

A caminho das Finais

Já se sabe quem são os finalistas das divisões inferiores do Rugby Português.

Fase Final da I Divisão:

  • A. Académica de Coimbra Vs C.R. Évora, a 4 de Abril em Coimbra
  • Vitória F.C. Vs C.R. Arcos de Valdevez, a 5 de Abril em Setúbal

Surpresas são poucas, mas de qualquer maneira deve-se enaltecer o trabalho que tem sido feito em Setúbal. Uma equipa que pode disputar duas finais em dois anos seguidos, "arriscando-se" a subir de divisão duas vezes seguidas.

Na outra meia-final temos um clássico. A.A. Coimbra contra C.R. Évora. Se a Académica parte com algum favoritismo, devido às vitorias nos jogos do campeonato, também é sabido que esta pode ser uma oportunidade de o clube alentejano chegar à divisão de Honra.

Fase Final da II Divisão:

  • A. Prazer de Jogar Vs Cascais R. Linha (duas mãos)
  • R.C. Montemor Vs R.C. Lousã B (duas mãos)

O clube da Linha e o Montemor são os grande candidatos à subida este ano e a final irá certamente ser disputado entre estes dois emblemas, cada um deles com mais que argumentos para assumir a vitória.

Mas também é sabido que as deslocações aos Norte do país acabam sempre por fazer mossa.

Irá haver alguma surpresa? Nunca se sabe, principalmente numa divisão bastante amadora, onde a inspiração e a criatividade podem fazer a diferença.

Nota: Pode dar uma opinião sobre os clubes que na sua opinão irão vencer os respectivos campeonatos nas 2 novas sondagens.

Portugal Youth Festival

É já nos dias 4 e 5 de Abril, que se realizará um dos maiores eventos desportivos ligados aos Rugby em Portugal.

Mais de 500 jogadores de Rugby com idades entre os 10 e os 18 estarão no Estádio Nacional para participar num dos Torneios mais carismáticos do Mundo.

São 64 equipas oriundas de Portugal, Espanha e Reino Unido. São mais de 120 jogos por dia, orientados por mais de 20 árbitros. Equipas como Bath, Queen Elizabeth School, Crawshays Welsh RFC e Stockport irão marcar presença.

Este torneio, que foi uma iniciativa da "Move Sports" , conta com o apoio da da Federação Portuguesa de Rugby, da Associação de Rugby do Sul e do Instituto do Desporto de Portugal e irá ter inúmeras actividades como a entrega de prémios, música ao vivo e até uma novidade: "O canto dos treinadores" onde estes terão oportunidade de conversar e trocar ideias.

A não perder esta oportunidade de ver os mais novos a jogar.

Para todos os pais e mães, esta é uma oportunidade de passar um fim de semana bem divertida e agradável na companhia dos filhos.

Para mais informações, pode deslocar-se ao site oficial:

www.portugalrugbyfestival.com

Novo

Resultado Final

"o Placar do Rugby Português"

Novo sítio onde serão colocados todos os resultado da Divisão de Honra, I Divisão e Fase Final do Campeonato de Sub-20.

"Rugby Field"

Sevens Hong Kong

Portugal ganha ao Uruguai e vence Taça BOWL.

Depois de um primeiro dia não conseguido, onde “os Lobos” sofreram três derrotas em três jogos contra Tonga, Hong Kong e Argentina, Portugal subiu de forma e levou de vencida as selecções da China, Japão e Uruguai.

Foi positiva a prestação Portuguesa no terceiro dia do torneio. Foi certamente um bom início nestas jornadas para jogadores como Salvador da Cunha, Bernardo Silveira e Duarte Moreira. Outros, como Frederico Oliveira, que já tiveram a sua estreia em torneios anteriores, puderam neste afirmar-se e ganhar o seu lugar.

Destaque ainda para João Mirra e Pedro Leal. O primeiro foi o melhor marcador de ensaios de Portugal com 5, enquanto o segundo jogador foi o segundo melhor marcador do torneio com 39 pontos.

A má notícia é a lesão de David Mateus. Uma luxação no ombro que pode obrigar o jogador a parar pelo menos um mês.

Jogos e resultados:

Grupo:

  1. Portugal – 5 Vs 17 – Tonga
  2. Portugal – 7 Vs 24 – Hong Kong
  3. Argentina – 22 Vs 12 – Portugal

Quartos de Final: China – 5 Vs 33 – Portugal

Meias-finais: Portugal – 26 Vs 10 – Japão

Final: Portugal – 14 Vs 12 – Uruguai

sexta-feira, 27 de março de 2009

Jogos do Fim-de-semana

Sexta-Feira:

Divisão de Honra:

A.E.I.S. Agronomia Vs G.D.S. Cascais -Às 21:00 na Tapada da Ajuda.

Sábado:

Divisão de Honra:

G.D. Direito Vs C.F. “os Belenenses” -Às 15:00 em Monsanto

CDUL Vs CDUP -Às 14:00 no Estádio Universitário de Lisboa

A.E.I.S. Técnico Vs S.L. Benfica -Às 16:30 nas Olaias

I Divisão:

A.E.E.S.A. Coimbra Vs R.C. Lousã -Às 16:00 na Escola Agrária (Coimbra)

Sub-20:

C.F. “os Belenenses” Vs CDUL -Às 17:00 no Estádio do Restelo, campo 2

CDUP Vs G.D. Direito -Às 15:00 no Campo Desportivo da Lousada

Domingo:

I Divisão:

A.A. UTAD Vs CRAV -Às 15:30 em Vila Real

C.R. Évora Vs A.A. Coimbra -Às 16:00 na Estrela (Évora)

Vilamoura XV R.C. Vs Vitória F.C. -Às 14:00 em Loulé

Os melhores pontas em Portugal

A escolha está feita e recaiu sobre David Mateus e Gonçalo Foro. Os jogadores de C.F. “os Belenenses” e CDUL são assim os melhores jogadores para as posições de 11 e 14, num universo de 197 votantes.
  • David Mateus: O jogador do Belenenses, que tem sido uma peça fundamental para Tomás Morais tanto no VII e no XV, teve 103 votos. 52% dos votantes confiam o lugar de ponta para o David.
  • Gonçalo Foro: Tal como foi dito este é um jogador que teve uma ascensão meteórica em todas as selecções que representa. Passou de suplente para titular e as pessoas confiam no seu trabalho dando-lhe 79 votos.
      No resto da sondagem destaque para Adérito Esteves e Pedro Carvalho que conseguiram 56 e 68, respectivamente. Sendo que o ultimo, apesar do tempo que esteve parado, continua a ser visto como uma arma muito forte para Portugal.

      3. Pedro Carvalho com 34% dos votos 4. Adérito Esteves com 28% dos votos

      No 5º e 6º lugar aparecem Diogo Coelho, com 19% dos votos e António Aguilar com 9%. Uma último nota aos 15 votos para "Outro" jogador.

      A próxima e última sondagem será sobre o melhor 15 a jogar em Portugal (sendo que este pode representar a selecção Portuguesa).

        quarta-feira, 25 de março de 2009

        Taça Ibérica

        Ainda não será este ano que se dará início à tão anunciada e falada Liga Ibérica. Assim sendo temos os jogos:
        Taça Ibérica 2009

        4º Final (23/24 Maio 2009). 1 Mão:

        • a) CF Belenenses (1º Portugal) Vs VRAC Quesos Entrepinares (4º Espanha)
        • b) AEIS Agronomia (2º Portugal) Vs CRC Madrid (3º Espanha)
        • c) Cetransa El Salvador (1º Espanha) Vs SL Benfica (4º Portugal)
        • d) Cajasol R. Ciencias (2º Espanha) Vs CDUL (3º Portugal)

        Semi-final Final (30/31 Maio 2009). 1 Mão:

        • A) Vencedor a) Vs Vencedor d)
        • B) Vencedor b) Vs Vencedor c)

        A final será realizada em Portugal, a não ser que os dois finalistas sejam Espanhóis.

        Relativamente às meias-finais: A equipa que tiver jogado em casa nos Quartos de final, jogará fora nas meias. Em caso de haver uma meia-final jogada por duas equipas que jogaram fora na ronda anterior, esta jogar-se-á em casa do vencedor do jogo d) ou c).
        Ex: Se CDUL e VRAC Quesos Entrepinares ganharem, a meia-final será:
        CDUL Vs VRAC Quesos Entrepinares

        A grande questão da prova, depois de uma fase controversa onde se discutia a opção Taça/Liga Ibérica, é agora a participação do S.L. Benfica. Segundo se apurou o clube de Lisboa não irá participar dando assim lugar a um outro convidado pela FPR (tudo indica que será o G.D. Direito).

        Seja como for, espera-se uma armada Portuguesa muito forte para que se possa manter a Taça em Portugal.

        segunda-feira, 23 de março de 2009

        Selecção de Portugal

        “Antes de mais deve-se congratular a fantástica vitória de Portugal contra a Roménia. É certamente um momento histórico o que se viveu no sábado em Bucareste.

        Mas não podemos ficar por aqui. Em mês e meio o campeonato parou. Parou porque se iniciou mais uma caminhada rumo, não a um mas, a dois Mundiais: VII e XV. Foi um tempo de treino, de jogos, de ansiedade e mais ainda, de muita dedicação e sacrifício. Jogadores e treinadores fizeram um trabalho muito bom. Mas se na selecção de XV os resultados foram positivos o mesmo não se pode dizer na de VII. Ou pode? Afinal de contas os jogadores de VII também são de XV. Os jogadores de VII treinaram e jogaram pela selecção de XV uma semana antes do Mundial do Dubai… Se for feita uma análise ou avaliação à participação da Selecção de VII tem que se ter, obrigatoriamente, isso em atenção. Desse ponto de vista pode-se dizer que a participação Portuguesa não foi má, embora se tivesse potencial para fazer melhor. De resto, Parabéns aos Lobos pelas suas performances.

        Acabou a primeira volta do Torneio Europeu das Nações. Portugal termina num 2º ou 3º lugar (falta a Rússia jogar com a Alemanha). Para o ano há mais. Mas, e até lá? Como foi visto, os piores jogos de Portugal foram contra a Rússia e contra a Espanha. O 1º e o 4º, respectivamente. E ambos têm um ponto em comum: a Preparação! Se no caso da Rússia os jogadores só começaram a treinar (juntos) cerca de uma semana antes, já o jogo da Espanha foi precedido pelo Mundial de Sevens (onde estavam 9 jogadores titulares do XV). E isto fez a diferença! É preciso entrar-se num consenso. É preciso mais tempo de treinos para os jogadores da Selecção. É preciso que os clubes libertem os seus jogadores mais cedo ainda. Porque somos todos Portugueses!

        Pegando em dois bons exemplos:

        1. O Belenenses vai libertar 7 jogadores para os torneios de Sevens de Hong Kong e da Austrália numa altura em que vai jogar contra Direito e CDUL.
        2. Quem não se lembra do Direito – Belenenses da Taça de Portugal? Ambos os clubes tinham 8 jogadores na Selecção de VII. Nesse jogo jogaram a titular 4 jogadores ainda Sub-20. Não apenas jogaram, como mostraram estar à altura do desafio.

        Se realmente queremos Portugal no Mundial da Nova Zelândia, se queremos festejar efusivamente as vitórias dos Lobos temos que dar treino e competição aos jogadores da selecção. E se calhar a solução passa por um novo clube, o “XV do Presidente”, a treinar e a fazer digressões, preparando-se para os jogos a doer do próximo ano.”

        Zé Nunes

        “Rugby Field”

        domingo, 22 de março de 2009

        Aposta nos 7's

        Está feita a pré-convocatória para os torneios de 7’s em Hong Kong e Austrália. Esta aparece com muitas caras novas o que indica a aposta de Tomaz Morais para esta vertente do Rugby.

        • Salvador da Cunha

        • Bernardo Silveira
        • Duarte Moreira

        São estes os novos jogadores para a Selecção de VII.

        Se Diogo Miranda já seja internacional de VII (participou no torneio de Edimburgo), os outros 3 fazem a sua estreia.

        É de destacar a aposta feita em Salvador da Cunha e Bernardo Silveira, jogadores que fizeram parte da Selecção Universitária que jogou no final do ano passado um Campeonato do Mundo de VII Universitário em Espanha e que agora vão integrar a Selecção de Portugal.

        Os escolhidos são:

        • Gonçalo Foro – CDUL
        • Frederico Oliveira – CDUL
        • Bernardo Silveira – CDUL
        • Pedro Leal – G.D. Direito
        • Adérito Esteves – G.D. Direito
        • Pedro Silva – C.F. “os Belenenses”
        • David Mateus – C.F. “os Belenenses”
        • Diogo Mateus – C.F. “os Belenenses”
        • João Mirra – C.F. “os Belenenses”
        • Diogo Miranda – C.F. “os Belenenses”
        • Salvador da Cunha – C.F. “os Belenenses”
        • Duarte Moreira – C.F. “os Belenenses”

        (Fotografias retiradas do site Belenenses Rugby e do blog CDUL.)

        Torneio Europeu das Nações

        Classificação:

        (ainda falta um jogo entre a Alemanha e a Rússia.)

        Portugal vê o 2º lugar ameaçado. Isto depois de ainda hoje a Geórgia se ter deslocado à Ucrânia (Devido a conflito militar o jogo foi em Donetsk, na Ucrânia) para vencer a Rússia por 21 - 29.

        Jogos até ao momento:

        • Rússia - Espanha (42-15)
        • Espanha - Alemanha (22-11)
        • Alemanha - Geórgia (5-38)
        • Espanha - Roménia (10-19)
        • Portugal - Rússia (14-18)
        • Geórgia - Portugal (20-20)
        • Alemanha - Roménia (0-22)
        • Portugal - Alemanha (44-6)
        • Espanha - Geórgia (11-55)
        • Roménia - Rússia (19-28)
        • Geórgia - Roménia (28-23)
        • Portugal - Espanha (24-19)
        • Roménia - Portugal (21-22)
        • Rússia - Geórgia (21-28)
        • Alemanha - Rússia (ainda não se realizou)

        Portugal Vs Roménia

        Foi uma jornada histórica! Portugal consegue ultrapassar a barreira de Bucareste e assim vencer a Mundialista Roménia.

        Romenia 21 Vs 22 Portugal

        Num jogo recheado de emoções e onde Portugal não entrou no seu melhor, sofrendo um ensaio no princípio, temos que destacar o Abertura português Pedro Cabral. “Os Lobos” marcaram através do seu pé direito 17 pontos divididos por 5 penalidades e uma conversão, tendo esta última e única conversão ditado o resultado final no último minuto e assim acabado com o jogo.
        Um jogo de grande garra onde nos fizemos notar pela defesa e também pela utilização da posse de bola, com bons encadeamentos à mão. Portugal entrou no campo com:
        1. Christian Spachuck
        2. João Correia
        3. Juan Murré (João Júnior)
        4. David Penalva
        5. Eduardo Acosta (Julien Bardy)
        6. João Uva (Salvador Palha)
        7. Vasco Uva
        8. Tiago Girão (Juan Severino (5))
        9. José Pinto
        10. Pedro Cabral (3+3+3+3+3+2)
        11. Gonçalo Foro
        12. Diogo Mateus (Adérito Esteves)
        13. Pedro Silva
        14. David Mateus
        15. António Aguilar (Pedro Leal)

        Destaques:

        • Suplentes de Portugal – Já antes fora dito e agora repte-se, Portugal consegue ter um banco bastante bom e viu-se neste jogo. Juan Severino, Julien Bardy e Salvador Palha trouxeram um enorme folêgo à Selecção Portuguesa.
        • Pedro Cabral – transformou-se no melhor marcador de pontos Português. A experiência em Espanha está a fazer-lhe muito bem. Neste jogo Pedro Cabral marcou 17 pontos e transformou o ensaio de Juan Severino no momento final do jogo, tendo o árbitro dado o apito final logo de seguida.
        • Tomaz Morais – É o engenheiro desta equipa. Depois de um Mundial, depois de vários jogadores que se retiraram, Tomaz conseguiu pegar noutros e formar, novamente, uma equipa vencedora. Num mês e meio Portugal conseguiu: 3 vitórias, um empate e uma derrota pela selecção de XV e um 11º lugar no Mundial de VII. Tudo com cerca de 30 jogadores!

        Podem ver o resumo do jogo aqui: Roménia Vs Portugal

        quinta-feira, 19 de março de 2009

        Português no Pinguins

        João Uva, segundo o site oficial da secção de Rugby do Belenenses, foi convidado para jogar pelos Pinguins IRFC no torneio de 10's marcado para 26 e 27 de Março.

        Será com certeza um boa experiência para o jogador, que não é o único Português a representar os Pinguins. Em Portugal existem dois jogadores que já representaram o clube:

        António da Cunha (ex-jogador do Belenenses) e William Hafu.

        (2º e 3º, respectivamente, a contar da esquerda na fila de baixo )

        A nível internacional temos Waisali Serevi que vestiu a camisola do clube durante o torneio de 7's em Portugal em 2002.

        Pinguins IRFC

        Portugal Vs Roménia

        Portugal defronta este sábado a Roménia no último jogo da primeira ronda do Torneio Europeu das Nações.

        No final do jogo contra a nossa vizinha Espanha, Tomaz Morais falou da importância de ganhar na Roménia. E não é para menos: uma vitória em Bucareste não só permite que Portugal passe para 2 lugar como, também, nos distanciamos dos Romenos.

        Das duas últimas deslocações que "os Lobos" fizeram a terras Romenas perdeu-se por menos de 6 pontos (14-10 e 21-15) e a derrota apenas apareceu nos últimos minutos de cada jogo. Mais que razões para termos esperança na vitória.

        A Roménia apresenta-se hoje diferente daquilo que nos tem habituado nos últimos anos. Com 2 derrotas e 2 vitórias e um treinador despedido na última jornada. Mas será que este é um ponto a favor?

        Os Romenos sabem que uma derrota neste jogo pode ser mais um passo atrás na Qualificação para o Campeonato do Mundo e, como tal, quererão demonstrar dentro de campo e ao lado do seu público que estão "vivos" e de "boa saúde". Mas se, por um lado, "os Lobos" nunca triunfaram na Roménia, por outro, é fora de casa e nos momentos mais difíceis que os comandos de Tomaz Morais jogam melhor. Foi na Geórgia e espera-se que se repita outra boa exibição diante do Romenos.

        Jogos na Roménia:

        Roménia 21 Vs 15 Portugal

        Roménia 14 Vs 10 Portugal

        Roménia 14 Vs 10 Portugal

        Roménia 36 Vs 6 Portugal

        Roménia 44 Vs 17 Portugal

        O jogo será transmitido em directo no Canal TVR2 às 15:00 (13:00 hora de Lisboa)

        Para mais informações :

        Federação Portuguesa de Rugby

        Federação Romena de Rugby

        Jogos do Fim-de-semana

        Sábado, 21
        • Torneio Europeu das Nações:
        Roménia Vs Portugal
        às 15:00 (hora de Bucareste) no Est. Arco do Triunfo (Bucareste)
        Jogo será transmitido em directo na TVR2
        • I Divisão:
        A. Académica C. Vs A.E.E.S. Agrária C.,
        às 15:00 no Est. Municipal de Coimbra
        CRAV Vs Vilamoura XV R.C.,
        às 16:00 na Coutada
        • Fase Final Sub-20:
        C.F. "os Belenenses" Vs G.D. Direito,
        às 16:00 no Estádio do Restelo (campo 2)

        Domingo, 22

        • Torneio Europeu das Nações:
        Rússia Vs Geórgia
        • I Divisão:
        R.C. Lousã Vs A.A. UTAD,
        às 15:30 em Stª Rita
        Vitória F.C. Vs C.R. Évora,
        às 12:00 no Est. Municipal de Atletismo (Setúbal)
        • Fase Final Sub-20:
        CDUL Vs CDUP,
        às 14:00 no Estádio Universitário (campo 2)

        fonte: FPR

        quarta-feira, 18 de março de 2009

        Pré-convocados para a Roménia

        G. D. Direito:
        1. João Correia
        2. Salvador Palha
        3. Vasco Uva
        4. Eduardo Acosta
        5. Pedro Leal
        6. António Aguilar
        7. Adérito Esteves

        C. F. "os Belenenes":

        1. João Uva
        2. Diogo Mateus
        3. Pedro Silva
        4. David Mateus

        A. E. I. S. Agronomia:

        1. Juan Severino
        2. Bernardo Costa Duarte

        CDUL:

        1. João Júnior
        2. Tiago Girão
        3. Gonçalo Foro

        F. C. Auch Gers:

        1. David Penalva
        2. Christian Spachuck

        Montpellier R. C.:

        1. Gonçalo Uva

        S. Nazarien R. S.:

        1. Juan Murré

        A. S. M. Clermont:

        1. Julien Bardy

        R. Roma O.:

        1. José Pinto

        C. R. C. Madrid:

        1. Pedro Cabral
        2. Diogo Gama

        Destes 24 convocados apenas 22 irão à Roménia.

        G.D.S. Cascais - Campeão em Sub-16

        Neste fim-de-semana destaque também para um jogo disputado, desta feita referente ao campeonato de sub-16 que opôs o Cascais ao Técnico. Este jogo estava envolto em grande expectativa porque caso o Cascais ganhasse com pontos bónus sagrava-se campeão nacional.

        Desde cedo foi visível que foram muitas as pessoas que se deslocaram ate ao campo de Cascais para seguir de perto esta equipa que tem vindo a fazer uma grande época, com o saldo de 14 vitórias e apenas uma derrota. Sem duvida um facto muito positivo e animador ver tanto publico nas bancadas para seguir de perto um jogo deste escalão.

        O jogo começou e cedo se percebeu que o Cascais era uma equipa mais forte e entrosada, e que o Técnico não apresentava argumentos suficientes para poder contestar a vitória da equipa da casa (apesar disto o Técnico nunca baixou os braços dando uma boa replica de si mesmo). Com um aparente e normal nervoso miudinho os primeiros momentos jogos foram disputados de forma equilibrada, mas à medida que o tempo foi passando o Cascais foi desenvolvendo progressivamente o seu modelo de jogo bem estruturado e organizado, sempre pautados por um médio de formação com boa leitura de jogo e por um promissor médio de abertura bastante dinamizador, que procurava criar e atacar os espaços adversários ora ao pé ora à mão, para então assistir os restantes três quartos (estes evidenciaram bons “skills”, conhecimento do jogo e segurança nos momentos chave quer a atacar quer a defender, o ponto mais fraco era a sua falta de velocidade quando recebiam a bola).

        Veio o intervalo com a equipe da casa a ganhar por 12-0. Na segunda parte o Cascais mostrando-se mais à vontade foi dilatando o marcador através de jogadas de belo encadeamento, algumas de varias fases.

        De realçar o “pack” avançado, onde jogadores fortes e velozes criavam dores de cabeça à equipe adversaria nas situações estáticas, em jogadas abertas e na conservação da bola.

        No final o resultado foi de 43-0 para o novo campeão nacional de sub-16.

        Em jeito de congratulações, parabéns às duas equipes pelo jogo lealmente disputado, ao Cascais por mais um titulo, a estes jovens por mostrarem empenho esforço respeito e honestidade dentro de campo e aos treinadores deste escalão por um trabalho de formação que dá gosto de ver.

        Os campeões:

        Zé Conde, Tiago Santa Clara, Jorge Bioca, Tiago Marcelino, João Andrada, Bernardo Novais, João Saraiva, Salvador Vassalo, Nuno Bettencourt, Tomás Jonet, Francisco Afonso, JBA, Miguel Lucas, Diogo Martins, Pierre Simões, Salvador Vargas, Mário Cornélio, Henrique Câmara e Zé Maria Hipólito

        segunda-feira, 16 de março de 2009

        Resultados e últimas notícias.

        Este foi mais um Fim de Semana onde o Rugby esteve bastante presente. Mas certamente o jogo que merece mais destaque vai para o Portugal Vs Espanha.

        Portugal Vs Espanha

        No Estádio Universitário assistiu-se a um jogo de altos e baixos. Se "os Lobos" entraram bastante bem, marcando um ensaio logo aos 5 minutos através de Juan Murré, também foi notória a forma como o jogo acabou: pressionados pela Espanha e quase saindo derrotados.

        Jogaram:
        1. Juan Murré (5)
        2. João Correia
        3. Christian Spachuck
        4. David Penalva
        5. Gonçalo Uva
        6. Vasco Uva
        7. Salvador Palha
        8. Tiago Girão (5)
        9. José Pinto
        10. Pedro Cabral (3+2+3)
        11. Gonçalo Foro
        12. Diogo Mateus
        13. Pedro Silva
        14. David Mateus
        15. Pedro Leal (3)
        16. João Júnior
        17. Nuno Taful
        18. Juan Severino
        19. Julien Bardy
        20. João Uva
        21. Duarte Cardoso Pinto (3)
        22. Adérito Esteves

        Reacções ao jogo:

        "Podíamos ter resolvido o jogo facilmente mas acabamos a sofrer" - Tiago Girão

        "Creio que o resultado é o mais importante" - João Correia "Cometemos erros infantis..." - Tomaz Morais

        "...melhoramos na formação ordenada e também a defender..." - T. M.

        "... Seria muito importante ganhar na Roménia!" - T. M.

        Fonte: "a Bola"

        Classificação:

        1. Geórgia___11 pts___141 (marcados) - 59 (sofridos)
        2. Rússia___9 pts___88-48
        3. Portugal___9 pts___102-63
        4. Roménia___8 pts___83-56
        5. Espanha___7 pts___77-151
        6. Alemanha___4 pts___22-126

        _____________________________________________________

        Campeonato Nacional de Sub-20

        Entretanto jogou-se a 1ª jornada da Fase Final do Campeonato de Sub-20.

        Numa primeira jornada, o campeão Belenenses deslocou-se ao sempre difícil Porto (Lousada) para defrontar a equipa do CDUP, enquanto o Direito recebeu o CDUL em Monsanto. Os resultados foram os seguintes:

        CDUP 32 Vs 15 C. F. "os Belenenses"

        G. D. Direito 37 Vs 0 CDUL

        Classificação:

        1. G. D. Direito - 3 pts___37 pts (marcados-sofridos)
        2. CDUP - 3 pts___17
        3. C. F. "os Belenenses" - 0 pts___-17
        4. CDUL - 0 pts___-37

        ______________________________________________________

        Últimas do Campeonato:

        Depois de alguns anos de Competição com os actuais moldes, parece que tudo vai mudar. É um passo rumo a uma maior competição e melhor nível de Rugby.

        Assim a Divisão de Honra composta por 8 equipas, será substituída por 2 grupos de 6 equipas cada, isto é, os primeiros 6 classificados deste ano irão disputar o Campeonato para o próximo ano. A A. E. I. S. Agronomia, G. D. Direito, C. F. "os Belenenses" e CDUL irão juntar-se o 5º e 6º classificados da Divisão de Honra de 2008/09.

        A juntar-se aos 7º e 8º classificados deste ano da Divisão de Honra e estarão os primeiros 4 classificados da I Divisão deste ano.

        Grupo A - Divisão de Honra Época 2009/10

        • 1º Divisão de Honra
        • 2º Divisão de Honra
        • 3º Divisão de Honra
        • 4º Divisão de Honra
        • 5º Divisão de Honra
        • 6º Divisão de Honra

        Grupo B - Divisão de Honra Época 2009/10

        • 7º Divisão de Honra
        • 8º Divisão de Honra
        • 1º da I Divisão
        • 2º da I Divisão
        • 3º da I Divisão
        • 4º da I Divisão

        O Campeão Nacional continuará a ser decidido com os moldes da Fase Final e está a ser estudado se essa mesma Fase será a eliminar ou de grupos.

        Da mesma maneira serão encontrados os Clubes que na época 2010/11 irão disputar o Grupo A: Os dois últimos classificados do grupo A jogarão uma Fase Final com os dois primeiros do Grupo B, sendo que os dois melhores classificados (ou finalistas, dependendo do tipo de Fase Final) pelos dois lugares que dão direito ao Grupo A.

        Os últimos 4 do Grupo B terão também uma Fase Final pela manutenção para decidir quais os dois clubes que descem para a I Divisão. Sendo que passam a subir dois da I Divisão.

        Fases Finais:

        Campeão:

        • 1º grupo A
        • 2º grupo A
        • 3º grupo A
        • 4º grupo A

        Por um lugar no Grupo A:

        • 5º grupo A
        • 6º grupo A
        • 1º grupo B
        • 2º grupo B

        Pela Manutenção:

        • 3º grupo B
        • 4º grupo B
        • 5º grupo B
        • 6º grupo B

        Este Modelo encontra-se em estudo e até à data tudo indica que será usado para o próximo ano.

        sexta-feira, 13 de março de 2009

        Portugal Vs Espanha (II)

        G. D. Direito:
        1. João Correia
        2. Salvador Palha
        3. Vasco Uva
        4. Adérito Esteves
        5. Pedro Leal

        C. F."os Belenenses":

        1. João Uva
        2. David Mateus
        3. Diogo Mateus
        4. Pedro Silva

        CDUL:

        1. João Júnior
        2. Tiago Girão
        3. Gonçalo Foro

        A. E. I. S. Agronomia:

        1. Duarte Cardoso Pinto
        2. Juan Severino

        A. E. I. S. Técnico:

        1. Nuno Taful

        St. Nazarien:

        1. Juan Murré

        Auch Gers:

        1. David Penalva

        Montpellier R. C. :

        1. Gonçalo Uva

        Clermont R.:

        1. Julien Bardy

        Roma O.:

        1. José Pinto

        C. R. C. Madrid:

        1. Pedro Cabral

        quinta-feira, 12 de março de 2009

        Quais os melhores pontas de Portugal?

        Muitos dos melhores jogadores do mundo jogam nestas posições:

        11 e 14

        Jogadores como Campese, Robinson, Lomu, o actual melhor jogador do mundo Shane Williams, Habana, entre outros, foram pontas do mais alto nível. Foram jogadores que se destacaram pela sua técnica, força, velocidade, ou até mesmo pelo seu "side-step".

        Foram verdadeiros atletas.

        Há quem diga que a posição de ponta é uma das mais chatas no Rugby, pois pode-se passar ao lado do jogo. Mas a verdade é que um ponta tem uma das tarefas mais espectaculares do XV: correr com a bola e fintar. É por isso que a maior parte deles ficam para a história.

        Em Portugal já houve, e há, bastantes bons jogadores para essas posições, como Nuno Durão (um dos melhores jogadores de sempre de Portugal)e António Aguilar. Estes dois jogadores já deram bastantes alegrias a Portugal pelo Mundo fora. Tanto na selecção de Sevens como na de Quinze.

        Hoje em dia Portugal tem muitos jogadores para estas posições. A grande questão é:

        Quais os melhores pontas de Portugal?

        • David Mateus

        É um dos jogadores mais possantes em Portugal e quando aparece embalado, são poucos os que se metem à sua frente para o placar. Jogador fundamental na Selecção de XV, mas é na de VII que realmente faz a diferença. David foi formado no extinto clube TLP tendo mais tarde ido para o Belenenses com o seu irmão gémeo, Diogo. Curiosidade: Nas camadas jovens jogou a 8.

        • Gonçalo Foro

        Gonçalo é a a figura de proa do CDUL. Convocado para o Mundial de 2007, teve poucas oportunidades de jogar. Presença constante nos torneios de Sevens e na Selecção de XV é actualmente o segundo melhor marcador do Campeonato Nacional, atrás de Joe Gardener, com 12 ensaios em 11 jornadas. Gonçalo teve um crescimento parecido com o de David. Formado no CDUL, sempre jogou a avançado, mais propriamente a 2º linha, tendo nos seniores sido adaptado a ponta e com bastante sucesso, pois pode fazer da sua aceleração uma arma bastante forte.

        • Adérito Esteves

        É uma "Pérola Negra" nesta Selecção. Começou a jogar Rugby no R.C. Oeiras. Fez uns treinos no G.D.S. Cascais mas foi em Agronomia que deu nas vistas. É um jogador bastante possante e dificílimo de placar. Quando corre com a bola quase nunca a perde e devido à sua estrutura ainda consegue entrega-la ao apoio. Actualmente no G.D. Direito, é uma das peças fundamentais da Selecção de VII, faltando-lhe apenas cultura táctica para poder jogar na Selecção de XV.

        • António Aguilar

        São poucas as palavras que possam descrever este jogador. António é o melhor marcador português em Mundiais de VII com 12 ensaios. É um dos jogadores mais experientes de Portugal e é certamente aquele que melhor ataca. Waisali Serevi disse: "O António tem capacidade para ser um dos melhores jogadores do mundo em Sevens", e a verdade é essa. Com velocidade, uma boa técnica individual em todos os aspectos, apenas peca no capítulo da defesa.

        • Pedro Carvalho

        "Kiki" voltou. O primeiro jogador português a marcar um ensaio no Campeonato do Mundo é certamente, em forma, dos melhores pontas em da actualidade a jogar em Portugal. Com grande velocidade e força (tem apenas 24 anos) Pedro tem capacidade e tempo para fazer muito mais. A grande questão prende-se com a forma física. Mas na sua melhor forma, não é um jogador para ser titular?

        • Diogo Coelho

        É provavelmente um dos jogadores mais rápidos em Portugal. A sua forma de jogar lembra Shane Williams e Robinson. Pequeno, rápido e dono de um grande "side-step". Formado e criado em Agronomia este ano foi afectado por uma lesão grave que o impediu de ir ao Mundial do Dubai. Será um jogador que passará ao lado de uma grande carreira? A verdade é que é dos únicos em Portugal com estas características.

        São todos jogadores de grande nível. Todos têm experiência a nível internacional. Mas não são os únicos. Atrás deste surgem outros com hipóteses de vestir a camisola nacional: Vasco Gaspar, Rodrigo Sacadura, Sérgio Franco, entre outros...

        São nomes que podem vir no futuro próximo fazer parte dos trabalhos da selecção.

        Deixamos a escolha para os leitores!

        quarta-feira, 11 de março de 2009

        Jogos do Fim-de-semana

        Sábado, 14:

        • 1ª jornada da Fase-Final do Campeonato de sub-20:

        G.D.Direito Vs CDUL 15:00 em Monsanto.

        CDUP Vs C.F. "os Belenenses" 15:00 na Lousada.

        • Campeonato Nacional da I Divisão (jogo em atraso):

        C.R. Évora Vs A.A. UTAD (Sem hora marcada) na Estrela (Évora).

        • Torneio de TEN's - Agronomia:

        Grupo A - G.D. Direito, C.F. "os Belenenses", G.D.S. Cascais e CDUL. Grupo B - A.E.I.S. Agronomia, S.L. Benfica, A.E.I.S. Técnico e A. Rugby da Linha.

        O torneio terá início às 14:00 e está previsto terminar às 18:20, na Tapada da Ajuda.

        Domingo, 15:

        Torneio Europeu das Nações:

        Portugal Vs Espanha, às 15:35 no Estádio Universitário.

        Convívio Nacional dos Sub-8 aos Sub-14, às 10:30 no Estádio Universitário (Campos junto às piscinas).

        Mais informações: FPR

        terça-feira, 10 de março de 2009

        Selecção de XV e Sub-21

        Depois de um Mundial de Sevens e dos quartos e meias finais da Taça, voltam os jogos da Selecção de XV e logo contra a nossa vizinha Espanha.

        Portugal Vs Espanha

        Árbitro da partida será o italiano Guilio de Sanctis.

        O jogo está marcado para Domingo dia 15, no Estádio Universitário e será transmitido em directo na SportTV 1 na segunda-feira à 15:35 (fonte: SportTV).

        O jogo será também transmitido Segunda-feira às 13:30.

        Espanha aparece em 5º lugar na Classificação do Torneio Europeu das Nações e embora com mais um jogo, tem os mesmo pontos que Portugal. Resultado de Espanha no Torneio:

        • Espanha 22 - 11 Alemanha
        • Rússia 41 - 15 Espanha
        • Espanha 10 - 19 Roménia
        • Espanha 11 - 55 Geórgia

        Ainda não está disponível a convocatória para o respectivo jogo e é sabido que depois desta fase de Sevens, a mesma pode ser diferente daquilo a que estamos habituados. Vasco Uva, Tiago Girão, Pedro Leal, Diogo Mateus, David Mateus, Adérito Esteves, Pedro Silva, Pedro Cabral, António Aguilar e Gonçalo Foro são jogadores que poderão não se encontrar na melhor forma depois do Campeonato do Mundo de Sevens.

        Mesmo assim, muito provavelmente serão titulares. Se para o lugar de Abertura temos dois jogadores muito fortes, para a posição de Centro e Ponta já não é tão fácil.

        As questões que se põem são:

        1. Terá Portugal soluções para substituir estes jogadores, de forma a que os mesmos tenham uma semana de descanso antes da última jornada na Roménia?
        2. Irá Tomáz Morais apostar em jovens ou outros jogadores menos usados para este jogo?
        3. Qual a equipa titular?

        Lançamos um desafio aos leitores de responder às questões acima colocadas.

        Estão mais duas sondagens activas!

        Entretanto foi feita a convocatória para a Selecção de sub-21, que no sáado dia 14 vai jogar contra a equipa do G.D. Direito às 15:00 (local por confirmar).

        Os convocados foram:

        • Académica - David Martins, Ricardo Ferreira, António Salgueiro, Henrique Ribeiro, João Bonny Dias, Frederico Dias, Diogo Morais e Eduardo Salgado.
        • Agronomia - João Paiva, João Pratas, Miguel Freire, João Cardoso Pinto, Salvador Ribeiro, Ulisses Correia, Francisco Peralta, Tomás Gaivão e Manuel Dentinho.
        • Belenenses - Diogo Ferreira, Duarte Moreira, Veltioven Tavares, Tomás Toulsen, Diogo Miranda, Henrique Mourato, Hugo Valente e Pedro Rocha e Melo.
        • Benfica - João Ventosa, Acácio Sousa e Urryel Torres.
        • Cascais - Rodrigo Ribeiro.
        • CDUL - Frederico Oliveira, Miguel Batista, Ricardo Sequerra, Nuno Vale, José Maria Nunes, Alexandre Sarmento, Bernardo Silveira, Duarte Correia, Vasco Cabral e Jorge Mello.
        • CDUP - Vasco Marques, Martim Bettencourt, Luís Negrão e Gonçalo Marques.
        • Direito - Francisco Tavares, Luís Portela, Luís Sousa, Luís Salema, António Ferrador e Marco Raposo.
        • Évora - José Vacas.
        • Lousã - João Almeida.
        • Prazer de Jogar - Afonso Vareta.
        • Técnico - Luís Bento, Tomás Nogueira, Ricardo Marques, António Jardim, Diogo Dória, Tomás Brandão, Gonçalo Faustino, João Castro Dias e João Vieira.
        • Colomiers Rugby - Laurent Balangué. (http://www.colomiers-rugby.com/main.php)
        • Entente Vendres-Lespignan - Filipe Mike Jesus. (http://www.ententevl.com/)
        • Clermont Auver - Thomas Vaz. (http://www.asm-rugby.com/)
        • Kingston URS - Miguel Fernandes.

        segunda-feira, 9 de março de 2009

        De um dia para o outro tudo muda

        "Diz a lenda que o Rugby nasceu no seio de amigos que jogavam futebol.... Contam-nos também que esse grupo veio formar/criar um deporto que se distingue dos outros pelo seu cavalheirismo. Quantas vezes ouvimos "O Futebol é um desporto de cavalheiros jogado por brutos e o Rugby é um desporto de brutos jogado por cavalheiros"?? Muitos dos jogadores Portugueses desse desporto a que chamamos de Rugby orgulham-se desta frase!! Mas será que isso chega?

        Foi triste o que se passou no Estádio Universitário... É triste ouvir criticas e ofensas nos relvados portugueses vindas muitas vezes da bancada... É de lamentar as cenas de pancadaria que se vêm nos campos de Rugby (muitas vezes no quente do jogo)... Nessas alturas será que alguém se lembra do que nos une? Será que alguém se lembra dos momentos de festa que este desporto nos dá? SERÁ QUE ALGUÉM SE LEMBRA DO FEITO QUE FOI IR AO MUNDIAL DE RUGBY 2007? Nessa altura estávamos todos juntos!

        Mas porque a vida continua e o Rugby Português também, nem tudo é mau.

        São mais as boas recordações que o Rugby nos dá do que as más!

        O Rugby é um desporto de contacto. É um desporto de cavalheiros. É um desporto onde se respeita e se é respeitado! Que se sigam os bons exemplos e se perdoem os maus.

        Relembrando as palavras de um grande senhor do Rugby em Portugal, "Rugby, um jogo para gente bem educada" ou até os bons exemplos Escolinha de Rugby da Galiza.

        Que os mais novos vejam no Rugby uma verdadeira escola de vida"

        "Rugby Field"

        domingo, 8 de março de 2009

        Taça de Portugal

        Estão encontrados os finalistas da Taça de Portugal.

        A.E.I.S. Agronomia Vs C.F. "os Belenenses

        Agronomia e Belenenses chegam assim à tão ambicionada final depois de vencerem CDUL e CRAV respectivamente.

        Percurso de Agronomia:

        1. GDS Cascais (Cascais 0 - 57 Agronomia)
        2. Associação Rugby da Linha (Linha 5 - 128 Agronomia)
        3. CDUL (CDUL 6 - 27 Agronomia)

        Percurso do Belenenses:

        1. A.A. Coimbra (Académica 0 - 47 Belenenses)
        2. G.D. Direito (Direito 19 - 23 Belenenses)
        3. CRAV (CRAV 5 - 64 Belenenses)

        Portugal fica pelas meias finais da Plate

        Portugal termina em 11º lugar no Mundial de Sevens do Dubai.

        "Os Lobos" não conseguira melhorar a classificação num Mundial de Sevens. O fantástico lugar 10 lugar conquistado em 2003 continua assim a ser o melhor em Mundiais.

        Mas não se pense que este lugar não é bom. Relembramos que a preparação para este Mundial foi bastante pressionada com a participação no Torneio Europeu das Nações, para ser mais preciso, 9 dos 12 convocados para o Dubai são fundamentais para a selecção de XV e estiveram presentes activamente nos últimos 3 jogos.

        Mas para a História deste Mundial ficam as muitas surpresas:

        • A eliminação precoce das grandes potências como Nova Zelândia e Fiji.
        • As boas exibições da selecção de Kenya.
        • As duas principais Taças a irem parar ao Reino Unido - Taça Cup para País de Gales e Taça Plate para a Escócia.
        Quantos aos jogos de Portugal no 3º e último dia, não se pode dizer que estivemos ao nosso melhor nível. Tanto a vitória frente ao Canadá e a derrota com a Escócia foram jogos que não transmitem o verdadeiro potencial desta Selecção. Muitos ensaios sofridos contra uma Escócia, justa vencedora da Taça, contra apenas 2 marcados frente ao Canadá, podem ser dados para analisar no futuro.

        De qualquer maneira, com a preparação que se teve, com todos os horários que foram possíveis, com os jogos do TEN e com o "amadorismo" da selecção penso que não se deve ficar ressentido com o resultado. Provou-se que somos uma boa selecção, com bons jogadores e bons treinadores. Mais ainda, com jogadores como Pedro Leal, Pedro Silva, Pedro Cabral, Frederico Oliveira, etc.. podemos pensar em voos mais altos no futuro.

        Resultado Final

        Portugal - 12 Vs 5 - Canadá
        Equipa titular:
        1. Vasco Uva
        2. Diogo Mateus
        3. Tiago Girão
        4. Pedro Leal (2)
        5. David Mateus (5)
        6. Gonçalo Foro
        7. Pedro Silva
        8. João Mirra
        9. Adérito Esteves (5)
        10. Pedro Cabral
        11. António Aguilar
        12. Frederico Oliveira

        Resultado Final:

        Escócia - 29 Vs 7 - Portugal

        Equipa titular:

        1. Vasco Uva
        2. Diogo Mateus
        3. Tiago Girão
        4. Pedro Leal (5+2)
        5. David Mateus
        6. Adérito Esteves
        7. Pedro Cabral
        8. João Mirra
        9. Gonçalo Foro
        10. Pedro Silva
        11. António Aguilar
        12. Frederico Oliveira

        Melhores marcadores de Portugal:

        1. David Mateus - 15
        2. Adérito Esteves - 15
        3. Pedro Leal - 15
        4. Tiago Girão - 5
        5. Gonçalo Foro - 5

        Nomes para a história:

          (fotografia retirado do blog do CDUL)

        • Vasco Uva
        • Diogo Mateus
        • Tiago Girão
        • Pedro Leal
        • João Mirra
        • David Mateus
        • Gonçalo Foro
        • Adérito Esteves
        • Pedro Cabral
        • Pedro Silva
        • António Aguilar
        • Frederico Oliveira
        • Tomás Morais - Treinador
        • Pedro Netto - Treinador
        • Francisco Martins - Manager
        • Luís Ramusga - Fisioterapeuta

        Que a fadiga não se apodere destes jogadores pois já para a semana joga-se mais uma jornada importante do Torneio Europeu das Nações contra a Espanha!

        sexta-feira, 6 de março de 2009

        Portugal joga no Sábado

        Portugal joga o tudo por tudo

        Começa de manhã com o Portugal Vs Canadá às 9:00.

        Depois do jogo seguiram outros até às finais. Para apoiar Portugal podemos ir a inúmero locais, desde pequenos cafés até espaços abertos, podendo inclusivamente ver em casa.

        Mas porque acreditamos na vitória e na força de que onde estão mais que um se pode fazer uma festa maior, o "Rugby Field" propõe que todos aqueles que quiserem apoiar Portugal, que queiram ver os jogos e as finais do Mundial de Sevens, se encontrem no Amoreiras Plaza.

        A nossa Selecção pode conseguir o melhor resultado de sempre no Mundial de Sevens, alcançado e vencendo a Final da Taça Cup!!

        O melhor resultado até à data foi o 10º lugar em 2005, após perder na final da Taça Plate com Samoa por 29-7.

        "Porque é sempre possível fazer melhor!"

        Força Portugal!!

        Portugal termina em terceiro

        Classificação Grupo D
        1. Samoa__9 pontos__74 pts marcados/12 pts sofridos = +62
        2. Austrália__5 pontos__45 pts marcados/55 pts sofridos = -10
        3. Portugal__5 pontos__36 pts marcados/49 pts sofridos = -13
        4. Irlanda__5 pontos__34 pts marcados/73 pts sofridos = -39

        Portugal vai assim disputar a Taça Plate (do 9º lugar até ao 16º)

        Depois da fase de grupos temos:

        Taça Cup:

        • Argentina
        • Nova Zelândia
        • Samoa
        • Inglaterra
        • Fiji
        • País de Gales
        • Kenya
        • África do Sul

        Taça Plate :

        • Portugal,
        • Tunísia,
        • USA,
        • Austrália,
        • Canadá,
        • França,
        • Tonga,
        • Escócia.

        Taça Bowl:

        • Zimbabwe
        • Itália
        • Japão
        • Uruguai
        • Geórgia
        • Golfe Arábico
        • Irlanda
        • Hong Kong

        Quartos de Final:

        Taça Cup:

        • Nova Zelândia Vs País de Gales
        • Inglaterra Vs Samoa
        • África do Sul Vs Argentina
        • Kenya Vs Fiji

        Taça Plate:

        • Tonga Vs Tunísia
        • Canadá Vs Portugal
        • Escócia Vs França
        • Austrália Vs USA

        Taça Bowl:

        • Irlanda Vs Geórgia
        • Zimbabwe Vs Hong Kong
        • Itália Vs Golfe Arábico
        • Uruguai Vs Japão

        Melhores marcadores

        Pontos:

        • Ben Gollings -Inglaterra - 39 pontos
        • Colin Gregor - Escócia - 34 pontos
        • Laurent Ferreres - França - 29 pontos

        Ensaios:

        • Laurent Ferreres - França - 5
        • Tom Varndell -Inglaterra -5
        • Viliame Waqaseduadua - Nova Zelândia - 5