quarta-feira, 31 de março de 2010

Julien Bardy de volta

Bardy em acção frente ao Viadana (Heineken Cup)

3 meses depois de uma lesão sofrido frente ao Toulon, o luso-francês Julien Bardy pode regressar aos relvados já no próximo fim-de-semana no jogo do Top-14 contra o Stade Français,  que curiosamente é o seu dia de anos. Segundo o site do clube francês, o jogador esteve mesmo em dúvida para o jogo diante do Montpellier e a sua chamada para a equipa podia ser mesmo confirmada. Contudo, o longo período de ausência, assim como a gravidade da lesão, levaram o treinador do Clermont a optar por não o chamar. Situação que não se deverá repetir no dia 3 de Abril.

Com 24 anos, o jogador internacional português por 2 vezes, regressa assim à competição depois de uma lesão que o afastou de toda a campanha de qualificação para o Mundial, apesar dos esforços do mesmo em marcar presença no jogo diante da Roménia. 

Bardy, que é visto como uma grande promessa no clube francês, poderá aumentar as suas presenças em jogos do Top-14, onde já conta com 5 encontros e 1 ensaio, tendo sido eleito uma vez como melhor jogador em campo (frente ao Albi). Não fosse a lesão e Bardy poderia ter tido uma época em grande. Na altura o asa estava a ganhar cada vez mais espaço na equipa francesa tendo alinhado ainda em 2 jogos da Heineken Cup. 

O Clermont que se encontra em 3º lugar do Top-14, com menos 1 ponto que o primeiro classificado, vai disputar a primeira mão dos quartos de final da principal competição europeia (Heineken Cup) frente ao Leinster. 

Mais uma vitória rumo ao Grupo A.


Continua vitoriosa a campanha dos sub-18 portugueses no Campeonato da Europa que se realiza em Itália. Depois de uma vitória estrondosa frente à Suiça, num jogo onde se marcaram 16 ensaios, num total de 104 pontos, a selecção portuguesa voltou a vencer. Desta feita a equipa adversária foi a Holanda e o resultado final foi de 25 - 10. 

Os Lobos repetem assim a dose e alcançam novamente a final do Grupo B, depois de no ano passado terem defrontado a Alemanha.

No jogo a equipa portuguesa entrou melhor e logo aos 5 minutos Alexandre Cisnero, da Académica, marcou os primeiros 5 pontos. Não tardou a resposta da Holanda que aos 10 converteu uma penalidade pondo o marcador em 5-3, para os portugueses. Ainda antes do intervalo o jovem abertura do CDUP, Rodrigo Figueiredo converte duas penalidade aumentado o fixando o resultado em 11-3. 
Na 2ª parte entrou melhor a Holanda ao marcar um ensaio. Mas foi aos 50 minutos que o jogo se transformou. Com 2 ensaios em menos de 4 minutos Portugal conseguiu dilatar o marcador e segurar o jogo. Marcaram Vasco Fragoso Mendes (Direito) e José Lima (Évora). Ambos os ensaios foram transformados pelo abertura do CDUP, que já leva 33 pontos no torneio. 

  1. Ricardo Gonçalves (Académica) - Pedro Ventura (Agronomia)
  2. Diogo Ramos (CDUL)
  3. Bruno Rocha (Técnico)
  4. Lourenço Matalonga (CDUP) - Guilherme Megre (Agronomia)
  5. Guilherme Ribeiro (Académica) - Fernando Almeida (Vitória)
  6. Salvador Vassalo (Cascais)
  7. Eduardo Macedo (CDUP)
  8. Vasco Fragoso Mendes (5) (Direito) - João Cabral (Direito)
  9. João Oliveira (Évora) - José Ferrão (Académica)
  10. Rodrigo Figueiredo (3+3+2+2) (CDUP)
  11. Alexandre Cisnero (5) (Académica)
  12. Francisco Vieira de Almeida (Belenenses)
  13. José Lima (5) (Évora)
  14. Francisco Correia (Direito)
  15. Miguel Costa (Direito) - Bernardo Campelo (Agronomia)
  16. Lourenço Thomaz (Direito)
  17. André Menezes (Direito)
  18. João Barreto (Belenenses)
  19. Francisco Onofre (Agronomia)
  20. José Branco (Belenenses)
Com esta vitória a jovem selecção de Portugal alcança a esperada final onde vai defrontar a Espanha que venceu a Polónia por 26 pontos a 3. 


Está por um fio o objectivo destes Lobos. Esse objectivo passa pela qualificação para o Grupo A da Competição e para tal o jovens jogadores portugueses terão que dar de vencida a equipa Espanhola. Não será fácil a tarefa deste jogadores pois a selecção Espanhola não é uma selecção qualquer, antes pelo contrário. Portugal e Espanha eram à partida os grandes candidatos aos titulo do Grupo B.

Contudo esta não é a primeira vez que esta equipa defronta a congénere espanhola. Em Abril do ano passado as selecções de Portugal e Espanha defrontaram-se num jogo ganho pelos portugueses (15-14), com um drop nos minutos finais. Nesse jogo a equipa portuguesa continha bastantes jogadores que ainda estão presentes na campanha deste ano. Os centros José Lima e Francisco Vieira de Almeida e os pilares como Lourenço Thomas e Bruno Rocha, são penas alguns para enumerar os jogadores que vão repetir a dose e defrontar novamente "nuestros hermanos". 

Para a história do jogo de 2009, ficou o alcance da final depois de uma vitória arrancada a unha e dentes. Estes futuros Lobos, que vão alcançando bons resultados atrás de bons resultados, vêem dando provas de que nesta geração estão (não apenas) grandes jogadores, como também uma grande equipa!!

segunda-feira, 29 de março de 2010

Académica sobe um posto e Agronomia "garante" 1º lugar.



Com a realização da penúltima jornada do Campeonato Nacional de Rugby a Associação Académica de Coimbra conseguiu dubir para o 5º posto, com mais um pontos que o Benfica. 

O clube de Coimbra foi mesmo um dos grandes vencedores da jornada ao derrotar um adversários directo por mais de 50 pontos. Este resultado, depois de uma derrota frente ao Benfica (o grande adversário directo) na Taça de Portugal, vem dar forças ao clube nortenho para o próximo embate frente ao Belenenses, que curiosamente vem de uma vitória por números redondos frente ao Benfica. A Académica ganhou por 59-8 numa jornada onde não contou com o seu melhor marcador, Francisco Serra, que estava ao serviço da selecção de VII em Hong Kong.


Apesar da vitória da Académica e subida de 1 posto na classificação, o jogo grande da jornada foi o Agronomia vs. CDUL. Na Tapada assistiu-se a um bom jogo, entre dois dos candidatos ao título, com uma curiosidade: o resultado da final da Taça foi o mesmo do jogo de sábado. 23-16 para a Agronomia que, apesar de ter o Direito apenas a 3 pontos, conseguiu concolidar e manter o 1º lugar. Direito que recebeu e venceu o CDUP por contundentes 78-5, num jogo marcado pelos 4 ensaios de António Aguilar e pelos regressos de Diogo Coutinho e Cláudio Ferrete, assim como o 26 pontos de Gonçalo Malheiro. O ex-CDUP voltou a marcar e logo frente à sua ex-equipa. 2 ensaios e, na ausência de Pedro Leal, 8 conversões fizeram de Gonçalo Malheiro o melhor marcador do jogo. 

Na Sobreda o Belenenses ainda apanhou um susto quando nos minutos inicias, Bruno Mestre interceptou uma bola antes do meio campo e corre mais de 50 metro para marcar os primeiros pontos do jogo. Não se deixando intimidar o Belenenses caiu em cima do adversário e 2 minutos depois marcou o primeiros ensaio. Com esta vitória o Belenenses agarrou-se ao CDUL no 3º lugar (ambos com, 44 pontos) deixando tudo por decidir (quem joga contra Agronomia e quem joga com o Direito). Há mais motivos de interesse no jogo dos azuis do Restelo. O jovem Manel Costa conseguiu nesta partida marcar 21 pontos (1 ensaio e 8 transformações) alcançando o estatuto de melhor marcador do Campeonato Nacional à 13ª jornada com mais um pontos que Joe Gardener, que apenas marcou 10 pontos frente aos universitários.


Com esta jornada o campeonato ganhou mais motivos de interesse. Muito provavelmente a Académica irá tentar fazer um bom resultado diante de um Belenenses (que já nos habituou a muito melhor), enquanto o Benfica quererá jogar na máxima força e assim conseguir um ponto frente ao Benfica de modo a continuar com o 5ª lugar. 

Relativamente aos marcadores o melhor da jornada foi mesmo Gonçalo Malheiro. Tal como foi anunciado o jogador do Direito tomou as rédeas da equipa na ausência de Pedro Leal e, para além de tomar conta de todo o jogo ao pé, o média voltou a jogar na posição a que nos habituou, médio-abertura. Também médio de abertura o jovem Manel Costa conseguiu 21 pontos que o colocam como o 2º melhor marcador da jornada.  Em terceiro lugar aparece António Aguilar, que fruto dos 4 ensaios conseguiu tornar-se o único jogador a marcar um "poker" numa jornada, até agora. (não foram considerados os jogadores da Académica, por não haver informações sobre quem marcou os pontos no último jogo)

Melhores marcadores da 13ª jornada:
  1. Gonçalo Malheiro (GDD) - 26 pontos
  2. Manel Costa (CFB) - 21 pontos
  3. António Aguilar (GDD) e Sérgio Franco (AAC) - 20 pontos
  4. Davis Mateus (CFB) - 15 pontos
  5. Filipe Grenho (SLB) - 12 pontos
  6. Pedro Cabral (CDUL) - 11 pontos
  7. Joe Gardener (AEISA), Rui D'orey (GDD) e Rui Rodrigues (AAC) - 10 pontos
Para consultar os melhores marcadores da prova, vá a Resultado Final.

Portugal sub-18 com resultado histórico.


A selecção portuguesa de sub-18 está nesta  altura a participar no Campeonato da Europa, que se realiza em Itália. 

A selecção portuguesa que levou na convocatória jogadores de 10 clubes nacionais onde estão presentes: Agronomia, Académica, Belenenses, CDUL, CDUP, Cascais, Direito, Évora, Vitória e Técnico.

Esta selecção portuguesa, orientado por Nuno Aguiar, está com um objectivo em mente. Esse objectivo consiste na vitória no grupo B e assim alcançar a qualificação para o grupo A onde estão a principais selecções Europeias como França, Irlanda e Itália, para além de Rússia, Geórgia e Roménia. Bélgica e Alemanha terminam com a contagem. Num resultado curioso a Bélgica venceu ontem a Rússia por 27-14, enquanto a Irlanda apenas ganhou por 20-11 à Alemanha.

Contudo resultado mais dilatado do torneio até até à data pertence aos Lobos. A selecção portuguesa conseguiu marcar 16 ensaios em 80 minutos de jogo frente à selecção da Suiça. O resultado do jogo chegou mesmo a tingir o 3 dígitos numa partida onde os jogadores foram verdadeiros Lobos.  
  1. Ricardo Gonçalves (5) (Académica) 
  2. Diogo Ramos (CDUL) - André Menezes (Direito)
  3. Bruno Rocha (Técnico) - Lourenço Thomaz (Direito)
  4. Lourenço Matalonga (CDUP)
  5. Guilherme Ribeiro (Académica) - Fernando Almeida (Vitória)
  6. Salvador Vassalo (Cascais)
  7. Eduardo Macedo (CDUP)
  8. Vasco Fragoso Mendes (5+5) (Direito)
  9. João Oliveira (Évora) - José Ferrão (Académica)
  10. Rodrigo Figueiredo (2+2+2+2+2+2+2+2+2+5) (CDUP)
  11. Alexandre Cisneiro (5+5+5) (Académica)
  12. Francisco Vieira de Almeida (5) (Belenenses) - Francisco Onofre (2+2+2+5) (Agronomia)
  13. José Lima (5) (Évora) - Bernardo Campelo (5) (Agronomia)
  14. Francisco Correia (5+5+5) (Direito)
  15. Miguel Costa (5+5) (Direito) - José Castelo Branco (Belenenses)
  16. Pedro Ventura (Agronomia)
  17. Guilherme Megre (Agronomia)
  18. João Cabral (Direito)
  19. João Barreto (Belenenses)
A selecção portuguesa defronta amanha a equipa Holandesa, que venceu a Ucrânia por 50-0, nas meias finais do torneio. No outro desafio das meias a Espanha defronta a Polónia, que ganharam à Republica Checa (53-0) e à Lituânia (23-7), respectivamente. 

Relembramos que vencedor do grupo B, entrará automaticamente para o grupo A no Campeonato da Europa de 2011. 

sexta-feira, 26 de março de 2010

Portugal vs EUA - Sevens Hong Kong 2010


A selecção portuguesa de sevens perdeu hoje com os EUA por 17-10 no primeiro jogo de Portugal na edição do Hong Kong Sevens 2010. 

Com os jogadores mais experientes em campos, caso de Sebastião da Cunha (que assume o papel de capitão de equipa), Pedro Leal, Gonçalo Foro e Adérito Esteves, a selecção nacional não conseguiu ir para a frente da equipa americana que ainda no passado torneio em Adelaide foi até à final da principal Taça (Cup), depois de ter ganho a selecções como Inglaterra, Gales e Argentina. 

Apesar do resultado o desempenho da equipa nacional foi positivo e houve inclusivamente jogadores que mostraram estar em grande forma, caso de Frederico Oliveira que não só salvou um ensaio, como iniciou a jogado da primeiro ensaio português (Pedro Leal) e ia marcando outro no último segundo da partida. 


Portugal alinhou com:
  1. Sebastião da Cunha
  2. Frederico Oliveira
  3. Pedro Leal (5) - Francisco Pinto Magalhães
  4. Gonçalo Foro
  5. Diogo Miranda
  6. Veltioven Tavares (5)
  7. Adérito Esteves - Duarte Moreira

quarta-feira, 24 de março de 2010

Campeonato Nacional regressa com grandes clássicos.

Divisão de honra:

A principal competição nacional volta este fim-de-semana ao activo. E logo com uma partida entre dois candidatos. Depois de mais de um mês de paragem, devido aos jogos da selecção nacional, o campeonato regressa depois da realização da Taça de Portugal, ganha pela Agronomia. 


Para a 13ª jornada da Divisão de Honra estão agendados os seguintes jogos:
  • Direito vs. CDUP
  • Benfica vs. Belenenses, sábado às 15 horas na Sobreda da Caparica
  • Académica vs. Técnico, sábado às 15horas no Est. Sérgio Conceição (Coimbra)
  • Agronomia vs. CDULsábado às 15horas na Tapada da Ajuda
Jogos importantes os que se avizinham, com natural destaque para os embates Agronomia - CDUL e, ainda, Académica - Técnico. 

Este último embate coloca frente a frente duas equipa que trocaram de posições num ano. Se a Académica veio da I Divisão e rapidamente se colocou no patamar de 5º ou 6º grande, o Técnico fez o caminho inverso. Depois de ter terminado a época de 2008/09 em 5º classificado, não se previa uma época como a actual. Contudo é do lado da Académica que o jogo assume maior importância. Uma vitória frente ao clube das Olaias colocaria a equipa de Coimbra em 5º lugar e com mais um ponto que o Benfica, que recebe um Belenenses desfalcado de habituais titulares. Contudo a grande ausência no jogo de Coimbra é certamente o seu melhor marcador, Francisco Serra que se encontra em Hong Kong a jogar pela selecção nacional de VII.
Pode-se dizer que os "pretos" estarão com um olho no campo do Estádio Sérgio Conceição e o outro na Sobreda.

Gonçalo Foro, Pedro Leal, Adérito Esteves e Sebastião da Cunha são 4 jogadores que não poderão dar o seu contributo ao clube.

Em Lisboa terá encontro o grande jogo da jornada. Frente a frente os dois finalista da Taça de Portugal e dois candidatos aos título. Agronomia e CDUL voltam a encontrar-se numa partida que terá um simbolismo muito grande. De um lado a Agronomia que já nos habituou a levar todos os jogos do campeonato com grande motivação e dedicação, do outro o CDUL a querer a vitória na tentativa de vingar a derrota do passado Domingo. Para este jogo a equipa azul conta com os regresso de Tiago Girão, João Júnior e ainda Pedro Cabral, mas ao mesmo tempo vê Francisco Pinto Magalhães, Veltioven Tavares e ainda Gonçalo Foro e Frederico Oliveira serem chamado para os sevens. Baixas de peso, principalmentenas pontas onde os dois titulares não poderão jogar. Do lado verde e branco, as notícias são melhores. Os regressos de Duarte Cardoso Pinto, Joe Gardener e ainda Juan Severino, juntados à forte moral da equipa depois de contabilizada mais uma Taça de Portugal, são certamente fortes factores de uma grande confiança.

I Divisão:

Na II Divisão inicia-se a fase de jogos mais importantes. Com 2 jornadas para jogar, sobram 5 equipas para os 4 lugares da fase final. Se CRAV e Lousã aparecem como os clubes com os jogos mais fáceis e têm praticamente assegurada a qualificação, GDS Cascais, Évora e Vitória de Setúbal têm ainda muito para jogar. 

Conrad Stickling e Emiliano Florentin vão causar impacto num duelo bastante fervoroso na 3ª linha

Na 13ª jornada os jogos serão de grande nível. Temos um clássico ao norte entre CRAV e Lousã, e um jogo ao sul que põe frente a frente Vitória e GDS Cascais. Dois jogos de grande nível e cuja qualidade não desiludirá os espectadores que se deslocarem a Arcos e a Setúbal.

  • Vitória vs. GDS Cascais,
  • UTAD vs. Évora
  • CRAV vs. Lousã
  • Cascais RL vs. Agrária C.

Nova Competição à espera de aprovação.


O afastamento da selecção do Campeonato do Mundo pôs as altas entidades do rugby nacional a pensar e repensar sobre o que afecta mais o rugby português: a competição. 
A falta de experiência e a diferença entre os jogadores que estão CNT/CAR e os restantes que apenas trabalham nos seus clubes tem-se vindo a tornar cada vez maior. Ao mesmo tempo a possibilidade de participação já este ano numa Liga Ibérica, assim como a tendência de se encontrar uma equipa/selecção que entre na Challenge Cup, tal como Romenos e Espanhóis (embora um com mais sucesso que outro), levaram a FPR a apresentar uma proposta de criar uma competição regional entre selecções. 

Jogadores de divisões inferiores teriam nesta competição uma oportunidade de se mostrar e ganhar ritmo competitivo.

Esta proposta visa ir ao encontro de todos os jogadores que por uma ou mais razões não têm oportunidades. Jogadores que actuam na I Divisão terão nesta competição mais que oportunidades de ambicionar chegar mais longe. Clubes que por razões demográficas não conseguem proporcionar jogos de alto nível, com os melhores jogadores nacionais, poderão ter aqui uma oportunidade de divulgar os jogos nas suas cidades ou regiões aumentando assim o interesse pela modalidade. 

A possível nova competição desenrolar-se-ia com 4 selecções regionais (de 30 jogadores), que teriam nos seus planteis pelo menos 1 jogador de cada clube da região. Assim, haveria uma selecção do Norte e Centro, e 3 dos Sul, em que cada região incluia os seguintes clubes:

Com 2 equipas da Honra e 2 das mais fortes da I Divisão a equipa do Norte poderá fazer estragos nomeadamente a nível dos avançados.

Com Direito, CDUl, Benfica e Técnico esta selecção seri uma das candidatas ao título. Contudo a presença de muitos jogadores nas selecções de XV e VII pode mudar as contas.

Agronomia e Belenenses, assim como as duas equipas de Cascais podem fazer desta selecção um caso sério.  O entrosamento entre os jogadores de Cascais pode fazer a diferença.

A força ao Sul. Setúbal e Évora partem como principais equipas desta selecção. Com jogadores de grande nível e capazes de actuar na Honra nunca será de desprezar esta equipa pode vir a causar surpresas.

Esta competição a acontecer seria em Maio, nomeadamente a 15 e 16, com 2 meias-finais entre duas selecções e finais entre vencidos e vencedores. 

15 de Maio: 
Norte/Centro vs. Sul 3
Sul 1 vs. Sul 2

16 de Maio: 
Finais entre vencedores e vencidos

Mas o principal não seriam apenas os jogos. Cada selecção teria que incluir 1 manager e 2 treinadores de nível 3, que iriam preparar a equipa/selecção durante o mês das competições (Maio). Seria neste período que os jogadores mais evoluiriam, com treinos e condições para se preparar mais e melhor.

Para saber a proposta poderá carregar em FPR - Torneio Inter-Selecções Regionais 2010.

Dê a sua opinião sobre a proposta votando na barra lateral.

domingo, 21 de março de 2010

Próximo objectivo: Mundial 2015!

Portugal está fora do Mundial 2011. Com a derrota frente à Roménia os Lobos deixaram o caminho da qualificação... mas nem tudo está perdido. 


A exibição no jogo de Sábado mostrou que existem jogadores que (naturalmente) acusam a pressão de jogar estes jogos. E não é para menos. A pouca competição nacional leva-nos a isso. De qualquer das formas há que levantar a cabeça e seguir em frente. O Mundial de 2011 já foi mas ainda vem o de 2015, com muitos jogadores portugueses à perna. 

A selecção de 2007 continha jogadores de grande experiência e muitos anos de selecção.

A recente fornalha de jogadores que chegaram à selecção dão-nos garantias de que daqui a uns anos poderemos estar mais fortes e mais compactos como equipa. João Júnior, Joe Gardener, Frederico Oliveira, Francisco Fernandes, Bernardo Costa Duarte, Pedro Silva, Jorge Segurado, entre outros, são jogadores que chegaram à selecção depois do Mundial de 2007 e tiveram que substituir outros nomes que muita experiência a nível internacional e muitos anos de rugby de selecção nas pernas como Miguel Portela, Joaquim Ferreira, Marcelo D'orey, Rui Cordeiro, Frederico Sousa, Diogo Coutinho, Paulo Murinello e Gonçalo Malheiro (só para nomear alguns). Se aos jogadores que apareceram depois de 2007 juntarmos Pedro Leal (25 anos), Pedro Carvalho (25), Sebastião da Cunha (25), Gonçalo Uva (25), Tiago Girão (25), Francisco Mira (24), Pedro Cabral (26), Gonçalo Foro (26), Vasco Uva (27) ou Salvador Palha (26) percebemos que temos jogadores para voltar a lutar por uma presença na maior competição de rugby mundial. E ainda faltam Julien Bardy (23 anos) e Lionel Campergue (24 anos), para além de toda uma geração de grandes jogadores que vêm agora dos sub-21, com muita ambição e muita preparação técnica (evolução dos métodos de treino) e física, que vem  a caminho. Veltioven Tavares, Manuel Costa e Rafael Simões são dois exemplos disso. Três jogadores que com apenas 19 anos já são titulares nos seus clubes e internacionais na variante de VII (primeiros dois) ou com jogos de XV nas pernas (Rafael).

Com esta campanha perdeu-se um Mundial mas também se ganhou muito. Os resultados diante a Espanha, a vitória na Alemanha e Roménia e ainda o empate na Geórgia podem ter aberto os olhos à IRB, que poderá abrir uma porta para a entrada de uma equipa portuguesa na Challenge Cup. Ganharam-se jogadores, experiência e mais que isso, aprendeu-se a lição sobre os erros, nomeadamente a necessidade de colocar os jogadores em campeonatos mais competitivos. Se formos a ver os jogadores que actuavam fora do país em 2009 (durante a primeira fase da ENC) temos: Christian Spachuck (ProD2), David Penalva (só fez dois jogos em 2010) (Pro D2), José Pinto (Itália) e Gonçalo Uva (Top 14). 4 jogadores titulares que de um ano para o outro ou se lesionaram ou não estavam disponíveis ou voltaram para Portugal.

João Junior (23 anos) e Francisco Fernandes (24) dão garantias na primeira linha

Esta falta de experiência foi fatal no último jogo, mas ao mesmo tempo existe um factor ainda mais importante que tem que ser trabalhado. Dos 10 jogos, 5 foram jogados em Lisboa. Desses 5 só se ganharam 2 e perderam-se 3(!!). Lá fora, dos 5 jogos ganharam-se 3, empatou-se 1 e perdeu-se outro. Este dado leva-nos a pensar porque é que não se ganham mais jogos em casa? Foi cá que a qualificação nos fugiu! Mais uma vez poderá ser a pressão de jogar diante do seu público que afecta psicologicamente os jogadores? Ou será que em situações de extrema dificuldade como em Tiblissi ou Bucareste que os nosso lobos ultrapassam as dificuldades e se excedem? Uma coisa é certa, eles deram o máximo que podiam.

É preciso que os jogadores das selecções mais jovens sejam ambiciosos e queiram resultados por Portugal.

Campanhas como o Rugby Youth Festival, formação de treinadores, participação de diversas selecções regionais ou nacionais em campeonatos da Europa vão certamente ajudar a que o próximo objectivo (Mundial de 2015) possa ser atingido. É preciso mais jogadores, mais e melhores treinadores e mais condições!! Faltam 5 anos e é preciso pôr mãos à obra. Uma competição interna mais competitiva e a participação em provas internacionais de maior dificuldade ou maior pressão são certamente necessárias.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Portugal vs. Roménia


O XV português que vai entrar em campo no estádio Universitário não deve ser diferente daqueles que entrou em Madrid. 

Com Juan Murré e Christian Spachuck fora do jogo (lesão), os pilares devem ser os mesmos da ultima semana: Thomaz da Costa, que realizou uma boa exibição contra Espanha, e Francisco Fernandes. Com a camisola nº2 certamente que jogará o capitão português João Correia. 
A 2ª linha deverá manter-se intocável uma vez que David Penalva acabou mesmo por não entrar na convocatória. Assim Gonçalo Uva e Conrad Stickling alinharão mais uma vez com as camisolas 4 e 5. 
A terminar, temos na 3ª linha os já habituais titulares, Vasco Uva e Juan Severino. O asa do Direito é um elemento importantíssimo e conta todos os jogos da ENC a titular. Já o nº8 de Agronomia apareceu como jogador indispensável ao XV titular este ano. Para ocupar a terceira vaga da 3ª linha Eduardo Acosta aparece como elemento mais provável. Contudo Tiago Girão poderá igualmente jogar de inicio com a camisola 7. 

Nos três-quartos, José Pinto e Pedro Cabral aparecem como os médios iniciais. Os dois jogadores vêm a realizar grandes exibições e vão certamente merecer mais uma vez a confiança do treinador e seleccionador nacional. Nos centros Diogo Mateus está garantido para o lugar de primeiro, enquanto no segundo Pedro Silva deverá ocupar o outro corredor como vem sendo habitual nos jogos da ENC. 
António Aguilar, Frederico Oliveira e Joe Gardener estarão no três de trás. Os três jogadores realizaram uma grande exibição em Madrid e a boa forma dos mesmos será certamente aproveitada para quebrar a linha de defesa romena.

No banco prevê-se que fiquem João Júnior, Jorge Segurado e Bernardo Costa Duarte para a primeira linha, Tiago Girão e Salvador Palha. Pedro Leal, Duarte Cardoso Pinto e Miguel Portela ocuparão os restantes lugares.

quarta-feira, 17 de março de 2010

David Penalva entra nas contas de Tomaz Morais.

David Penalva (à esquerda) após o ensaio marcado no Mundial de 2007.

O 2ª linha português e capitão do Auch da Pro D2, de França, está disponível e pré-convocado para jogar contra a Roménia no próximo sábado. O jogador que foi recentemente pai, vem para Portugal e irá certamente fazer parte dos 22 para o jogo que decidirá a continuidade na campanha de qualificação para o Mundial 2011.

David Penalva, de 30 anos, apenas falhou 3 jogos durante a campanha da European Nations Cup 2009/10. Não foi chamado para o jogo frente à Alemanha em 2009 e neste ano falhou, igualmente, o jogo contra a Alemanha e também não foi chamado para o jogo de Madrid. 

Com 34 internacionalizações e 1 ensaio marcado contra a Itália no Mundial de 2007, David Penalva, que se estreou nas Caldas da Rainha frente à Espanha em 2002, notabiliza-se pela garra que aplica a cada jogada e principalmente à força na melêe, o que frente ao Romenos será certamente necessário. 

terça-feira, 16 de março de 2010

Pré-convocados da Roménia para Lisboa.

David Penalva não marcará presença no jogo de sábado.

As "supostas" lesões romenas acabaram por não se verificar. Jogadores como Alex Manta, Tonita Ovidiu e Bogdan Balan estão entre os 24 pré-convocados e vão mesmo marcar presença em Lisboa apesar de não se encontrarem a 100%.

Avançados (14):
  • Dima Dragos (pilar) - Clube: Roménia
  • Ion Paulica (pilar) - Clube: Bath
  • Mihai Lazar (pilar) - Clube: Bukaresti Oaks
  • Cezar Popescu (pilar) - Clube: Roménia
  • Marius Tincu (talonador) - Clube: Perpignan
  • Balan Bogdan (pilar) - Clube: Montauban
  • Sorin Socol (2ª linha) - Clube: Roménia
  • Valentin Ursache (2ª linha) - Clube: Roménia
  • Petre Cristian (2ª linha) - Clube: Béziers
  • Burcea Stelian (3ª linha) - Clube: Roménia
  • Tonita Ovidiu (3ª linha) - Clube: Perpignan
  • Macovei Mihai (3ª linha) - Clube: Roménia
  • Daniel Carpo (3ª linha) - Clube: Bukaresti Oaks
  • Alexandru Manta (3ª linha) - Clube: Brive
Três-Quartos (10):
  • Lucian Sirbu (formação) - Clube: Roménia
  • Valentin Ivan (formação) - Clube: Roménia
  • Mafin Dumbrava (abertura/defesa) - Clube: Roménia
  • Csaba Gal (Centro) - Clube: Bukaresti Oaks
  • Catalin Fercu (Centro/ponta) - Clube: Roménia
  • Nicolae Catalin (ponta) - Clube: Roménia
  • Iulian Dumitras (abertura/defesa) - Clube: Roménia
  • Stefan Ciuntu (ponta) - Clube: Roménia
  • Florin Vlaicu (utility back) - Clube: Bukaresti Oaks
  • Ionut Dimofte (utility back) - Clube: Roménia
É uma convocatória que apenas inclui jogadores a actuar fora do país nos avançados. Esta aposta não é recente e é conhecido de todos os portugueses a força com que os 5 da frente romenos actuam.

Bukaresti Oaks frente aos Leeds.

Contudo muitos dos jogadores que actuam na Roménia (18 em 24), já representaram os Bucaresti Oaks. Esta equipa Romena é uma selecção de jogadores a actuar no país que participa anualmente na Challenge Cup. Este ano a equipa de Leste ficou em 4º lugar num grupo onde constavam emblemas como: Borgouin (França), Leeds (Inglaterra) e Parma (Itália). Mesmo assim, os Oaks conseguiram ganhar um jogo, foi na recepção ao Parma (21-9).
Dos Bukaresti Oaks, o destaque vai para dois jogadores que marcam presença nesta convocatória Romena: Florin Vaicu (127 pontos em 26 jogos) e Catalin Fercu (7 ensaios em 17 jogos).

Entretanto, do lado português, David Penalva, foi dispensado da convocatória para o jogo frente à Roménia. O 2ª linha português e capitão do Auch terá muito provavelmente ter sido dispensado devido a razões pessoais.

Roménia prepara jogo com Portugal com muitas ausências..

O pilar Bogdan é uma das incógnitas para o jogo de sábado.

É com muitas dúvidas que a equipa romena prepara o jogo contar Portugal. Do jogo contra a Geórgia, disputado no mesmo dia que Espanha contra Portugal, lesionaram-se alguns jogadores que poderão estar indisponíveis para a viagem a Portugal. 

É uma boa noticia para os Lobos, pois muitos desse jogadores jogam actualmente no Top-14. Jogadores como Alex Manta (3ª linha), Valentin Ursache (2ª linha), Ovidiu Tonita (3ª linha) e Bogdan Balan (pilar) são apenas alguns dos jogadores que actuam no campeonato Francês e que estão em dúvida. Para elém destes Ionut Dimofte, que recentemente fez parte da equipa que foi comandada pelo seleccionador nacional (Tomaz Morais) que defrontou os "French Barbarians" no jogo de celebração dos 75 anos da Fira, está em dúvida assim como Calafeteanu Vali (formação) e Catalin Dascalu (centro).

Tonita no Mundial de 2007, placado por Frederico Sousa.

São muitos os jogadores que poderão não figurar no XV romeno e a maior parte deles figura nos avançados. Mas os que mais falta farão aos romenos são Alex Manta e Ovidiu Tonita, que jogam no Brive e Perpignan. Juntos somam mais de 78 internacionalizações e 20 ensaios ao todo. 

Estes dois jogadores têm uma larga experiência a nível de clubes, Tonita já representou o Grenoble e Biarritz, estando actualmente no Perpignan, enquanto Alex Manta joga no Brive e já passou pelo Terrasson, Aurillacois, Bordeaux, PAU e Castres. A nível internacional Tonita já marcou presença em 2 mundiais (2003 e 2007) enquanto Manta só jogou no de 2007.

Manta rodeado por 3 italianos. 

Mas uma das principais ausências (por confirmar) é a do pilar Balan. O jogador lesionou-se a jogar pelo seu clube, o Montauban do Top-14, e está em dúvida para a partida, sendo mais que provável que não marque presença, pelo menos, no XV titular. Se o jogo de sábado for decidido pelos 5 da frente certamente que esta ausência poderá ser muito boa para os portugueses. 

O "bluff" romeno poderá estar em jogo nestas noticias. São muitos os bons jogadores de Leste que foram anunciados como em dúvida ou mesmo lesionados, o que poderá fazer parte de um estratégia à boa maneira dos países daquela zona da Europa. E se as dúvidas sobre a veracidade das noticias são muitas, também é verdade que só serão clarificadas no dia do jogo.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Treinos de XV e convocados de VII's

Tomaz Morais voltou a chamar os jogadores para preparar o último e decisivo embate da European Nations Cup. 

Depois do regresso à capital portuguesa no domingo e de dois dias de descanso (domingo e segunda) os jogadores portugueses voltam à carga, desta vez com os Romenos no horizonte. 

Para estes treinos está confirmado o regresso de David Penalva, assim como Jorge Segurado, Gonçalo Foro e David Mateus, que ficaram de fora da partida de Madrid enquanto o luso-francês foi dispensado por razões pessoais. 
"Rugby Field" sabe que para este jogo existe ainda a possibilidade de Lionel Campergue (talonador do PAU - Pro D2) e Julen Bardy (Clermont - Top-14) chegarem e integrarem os treinos. 

Se Lionel Campergue tem como entraves a libertação do clube francês, o único português a alinha no Top-14 tem vindo a fazer toda a sua recuperação com a ambição de marcar presença nesta campanha e assim ajudar Portugal a qualificar-se para o Mundial. Relembramos que Bardy, que se lesionou gravemente em Janeiro num jogo do Top-14, sempre mostrou total interesse em representar a selecção nacional e tinha como objectivo recuperar-se da lesão até ao jogo contra a Roménia.

São igualmente conhecidos os 12 jogadores portugueses convocados para o torneio de Sevens de Hong Kong, que se enquadra no circuito Mundial da variante. Dos 15 jogadores pré-convocados na semana passada saem Nuno Penha e Costa, Sérgio Franco, Hugo Valente e João Mirra, entrando apenas Gonçalo Foro.


Madrid conquistada.

Resultado final: Espanha 15 - 33 Portugal.

Não podia ter corrido melhor o jogo dos Lobos em terras espanholas. Com muitos portugueses a apoiar a selecção os lobos conseguiram mostrar mais uma vez que estão em óptima forma e podem muitos bem conseguir mais um brilharete e marcar presença na pré-eliminatória de qualificação para o Campeonato do Mundo 2011n na Nova Zelândia.

A selecção portuguesa, apesar de ter entrado com uma oferta de um ensaios aos espanhóis, controlou sempre o jogo e ficou no ar a ideia de que podiam ter sido mais pontos. Todos os jogadores em campo tiveram uma exibição positiva, desde Thomaz da Costa (chamado para o lugar de Juan Murré) até Joe Gardener (que marcou mais uma penalidade perto do meio campo), estiveram em grande nivel, sem esquecer todos os jogadores do banco de suplentes. Poderão ler uma crónica do jogo em "Join the Maul".

A selecção portuguesa alinhou com:
  1. Francisco Fernandes
  2. João Correia 5 (Bernardo Costa Duarte)
  3. Thomaz da Costa (João Júnior)
  4. Conrad Stickling
  5. Gonçalo Uva
  6. Eduardo Acosta (Salvador Palha)
  7. Vasco Uva
  8. Juan Severino (Tiago Girão)
  9. José Pinto
  10. Pedro Cabral 2+2+2+3+3+3 (Duarte Cardoso Pinto)
  11. António Aguilar 5
  12. Diogo Mateus
  13. Pedro Silva (Miguel Portela)
  14. Frederico Oliveira
  15. Joe Gardener 3
Foi um jogo muito bem jogado, principalmente a nível de três quartos onde Frederico Oliveira, António Aguilar e Joe Gardener se encontravam bastante inspirados, pois se o ponta do CDUL conseguiu um ensaio fabuloso, já Aguilar marcou um ensaio bastante conseguido e de bom entendimento com Joe.

Pedro Cabral ("Puca") foi o homem do jogo. A boa forma vem dando frutos e nos últimos dois jogos marcou 33 pontos (18+15). Só na European Nations Cup o abertura do português leva 70 pontos.
No  passado sábado, Pedro voltou a dar saudades ao espanhóis do CRC Madrid, que este ano se encontram em 4º classificado depois de terem arrecadado o título no ano passado. 

Frederico Oliveira é o melhor marcador de ensaios (4), mais um que Pedro Silva e Gonçalo Foro.

Nos avançados há um jogador que vem dando nas vistas. Francisco Fernandes está a ser um grande guerreiro dentro de campo. O pilar do Tyrrose da Federale 1, é neste momento um dos indiscutíveis do XV nacional e não é para menos, Fernandes (que pode alinhar a asa) aguenta na melêe e ainda aparece no jogo aberto, para além de ser um jogador que pressiona bastante bem a linha adversária. Estas boas exibições que vem realizando (começou na Rússia e desde aí não perdeu o lugar) permitiram que o luso-francês, de 23 anos, fosse abordado pelo DAX da PRO D2 (2º divisão francesa).

Com esta vitória conseguiu-se manter o 3º lugar, apesar da derrota da Geórgia aos pés das Roménia (22-10). Na Rússia, a selecção de Leste venceu por contundentes 48-11 a Alemanha.


Depois de conquistada Madrid, tanto por jogadores como por adeptos, espera-se que o Estádio Universitário de Lisboa volte a encher com o apoio de todos os portugueses para a próxima final diante da Roménia (sábado 20 de Março).

(fotografia de Miguel Carmo - "fotorugby")

quarta-feira, 10 de março de 2010

Fúria espanhola?

Como se apresentará a selecção espanhola neste sábado?

Parece estar difícil de encontrar motivação, para o jogo frente a Portugal, pelo lados de Espanha. Depois de derrota na Geórgia, os espanhóis perderam a oportunidade de ainda marcarem presença no Mundial (algo do qual nunca desistiram). Com o Mundial distante a única motivação para este jogo acaba por ser a manutenção (já quase garantida) e uma possível subida no raking da IRB.

Mesmo assim foram muitos os jogadores a que ficaram de fora para este jogo, por lesão ou opção, principalmente os jogadores a actuar no Campeonato Francês (Top-14). Dos 12 jogadores a actuar em França e Itália, convocados para o jogo com a Rússia a 13 de Fevereiro, apenas 6 foram novamente chamados. Mas há que ter em atenção que desses doze, cinco jogavam no Top-14 e que desses cinco apenas um jogará frente a Portugal. Com o Mundial já fora dos horizontes, Espanha atravessa um período difícil e este jogo contra Portugal acaba por ser um incógnita. 


Dos convocados para o jogo de Madrid estão 5 jogadores a actuar em França e 1 em Itália, de onde destacamos: Enrique Martin, defesa da equipa de espoirs (esperanças), equivalente a sub-23, do Aviron Bayonnais, e ainda Gibouin Fontana, 3ª linha do Bourdeaux (8º classificado da Pro D2). De Itália vem Martin Goenaga, ponta do Parma que participou na Challenge CUP deste ano. 

De terras Espanholas foram chamados 18 jogadores de: Cajasol Ciencias (4º classificado), VRAC (5º), CRC Madrid (3º), La Vila (2º), Bera Bera (9º), Gernica (6º) e Alcobenas (II Divisão). 

Como se pode verificar a convocatória parece ser diferente das habituais, o actual primeiro classificado do campeonato Espanhol... não tem nenhuma presença nos convocados, enquanto 1 dos jogadores disponíveis para o jogo de sábado actua na II Divisão de Espanha.


(fotografias retiradas de fotorugby e da autoria de Miguel Carmo)

terça-feira, 9 de março de 2010

2 estreias nos convocados para os VII.

Estados Unidos, Tailândia e Fiji serão os adversários no grupo C.

Nuno Penha e Costa e Francisco Appleton são as grandes novidades na convocatória da selecção nacional de VII para o torneio de Hong Kong. Os dois jogadores do CDUL são chamados pela primeira vez para integrar uma selecção nacional A, depois de terem sido internacionais em escalões inferiores.

Para além destes dois jogadores, as chamadas de Pedro Leal e Frederico Oliveira são de igual destaque. Os jogadores de Direito e CDUL, que têm vindo a trabalhar na equipa de XV, sairão do jogo de XV frente à Roménia para o aeroporto com destino à Ásia. 


Apesar destas novidades vemos que a convocatória não foge àquela que foi chamada para jogar os torneios de George e Dubai. Diogo Miranda, Sebastião da Cunha, Francisco Pinto Magalhães, Francisco Serra, Hugo Valente, Veltioven Tavares e Frederico Oliveira repetem a chamada, dando sequência à aposta em novos jogadores para esta selecção. Da última convocatória (Dubai e George) saíram jogadores como Gonçalo Foro, Bernardo Silveira, Manel Costa, Ricardo Dias e Diogo Gama.

É esta a equipa que vai preparar o torneio. A dúvida reside se serão chamados 15 jogadores ou se a mesma ainda será reduzida. 

Quarto de milhão ultrapassado.


1 ano e 3 meses depois conseguiu-se ultrapassar o 1/4 de milhão de visitas. 

No activo desde 4 de Janeiro de 2009, "Rugby Field" consegue atingir uma enorme quantidade de visitas que vêm dos mais distantes locais do planeta. Desde Espanha à Nova Zelândia, a passar pelos mais diversos países como Zimbabwe e Dubai, foram muitas a zonas no planeta que passaram por este espaço.

A todos os leitores e aqueles que colaboraram com este projecto, Obrigado.

Festa da Taça recomeça na quinta-feira!


Começa na quinta-feira a fase a eliminar da Taça de Portugal. Depois de conhecidos os clubes a participar nas devidas taças e os embates a realizar, temos as 8 equipas da Divisão de Honra e 4 da I Divisão.

Para a Taça Princinpal os embates começam a ser a doer. CDUL contra o Belenenses no Estádio Universitário e Direito frente a Agronomia em Monsanto. Nestes jogos, para além de toda a pressão do jogo em si, nomeadamente a decisão de quem vai marcar presença na final, estará em jogo a maneira como os jogadores reagiram sem a presença do habituais titulares, que estarão a prepara o embate com a Espanha.

Pedro Cabral, João Júnior, Tiago Girão, Frederico Oliveira e Gonçalo Foro do lado universitário e Diogo Mateus, David Mateus, Rafael Simões e Pedro Silva de Belém. Em Monsanto são muitas as ausências (10 jogadores) enquanto a Agronomia não deverá contar com os principais "pontapeadores" Duarte Cardoso Pinto e Joe Gardener, com o nº8 Juan Severino e Bernardo Costa Duarte. A este jogadores poderá juntar-se o centro Francisco Mira. Esta é uma oportunidade de ouro para muitos jogadores dos planteis deste 4 clubes. Jogadores sub-21 ou menos utilizados nos seniores poderão ganhar espaço no plantel se conseguirem protagonizar boas exibições durante as próximas semanas (meia-final e final).

Na 2ª Taça teremos 3 equipas do Norte e 1 de Lisboa. Pode-se dizer que das 4 equipas, aquela que perece mais lançada para conquista do título é a Académica. Com muitos jogadores internacionais, Francisco Serra, Ricardo Dias e Sérgio Franco (que regressou em boa forma de uma lesão), mais os estrangeiros, a Académica é por isto tudo a principal candidata. Mas antes de ambicionar uma Taça, o clube de Coimbra, terá que ultrapassar a sempre difícil e bastante reforçada Lousã. Lousã que conta com Geere David, Silvestre  Engelbrecht e ainda com um jogador revelação e com bastante potencial para a Divisão de Honra, o defesa, Ricardo Santos.

No outro desafio teremos um jogo que será levado ao limite. De um lado Benfica a querer "vingar-se" do afastamento da Taça no ano passado, do outro um CRAV a querer mostrar diante do seu público que o resultado do ano passado não foi um acaso e assim cativar ainda mais adeptos daquela cidade.

Jogadores a ter em atenção: Francisco Serra (Defesa AAC), Afonso Vareta (Centro CRAV), Ricardo Santos (Defesa RCL) e Gregory Mullamy (Abertura SLB)

Os "últimos da Honra" vs os "primeiros da Primeira". Será composta desta maneira a final desta Taça, independentemente dos resultados das meias-finais. 

No primeiro jogo estarão frente a frente duas equipas cujo duelo não será apenas na Taça, mas também no Campeonato. A armada argentina de Setúbal e o contingente sul-africano de Cascais, voltam a encontra-se depois de já se terem defronta uma vez este ano para o campeonato (empate a 16 pontos). Será curioso ver como se comportará a equipa da Guia sem o seu 2ª linha/nº8 Conrad Stickling. 

No outros desafio temos o duelo dos últimos. Muito se tem falado de CDUP e do Técnico pela piores razões. O fraco investimento e a falta de bons resultados (em 14 jogos para o Campeonato e Taça, o CDUP não ganhou nenhum e o Técnico apenas conta 2 vitórias) levaram estes clubes para os últimos postos da Divisão de Honra. A juntar a estes resultados temos ainda as recentes derrotas (embora sempre fora de casa) contra Lousã (CDUP) e CRAV (Técnico). 

Muitos terão estes clubes a agradecer por este modelo da Taça de Portugal, pois assim recebem uma oportunidade de  salvar a época.

Jogadores a ter em atenção: Louis Ackerman (Pilar GDS), Emiliano Floretin (3ªlinhaVS), Luis Bento (Pilar AEIST) e Vasco Marques (Talonador CDUP)