domingo, 31 de outubro de 2010

Sub.19 em 5º lugar no Europeu

A selecção portuguesa terminou em 5º lugar no Europeu de sub.19 realizado na Bélgica. Veja os detalhes dos jogos em "Os Lobos"

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Regressos

Apesar do regresso, Pedro Leal pode ter deixado portas em aberto para uma futura ingressão num clube do top-14.
Não foi desta que o médio-formação do Direito conseguiu um lugar em França. Pedro Leal que já jogou em França, ao serviço dos espoirs do Brive, foi durante duas semanas fazer teste ao clube do sul de França, acabando por ser preterido em função de um médio de formação que actuava na equipa de espoirs do Perpignan.

Apesar do seu regresso a Portugal o polivalente jogador acaba por ser referenciado no mundo oval e logo a um dos melhores clubes franceses, que apesar de se encontrar em 7º lugar, a 6 pontos do 1º, o Perpignan foi finalista do Top-14 em 2009/10 e campeão no ano anterior.

Contudo o regresso de Pedro Leal não e o único. Com o jogador do Direito regressaram também Jorge Segurado (Direito) e João Júnior (CDUL), apesar deste ultimo ainda não estar oficialmente confirmado . Os dois pilares portugueses que estavam ao serviço do Luctonians não gostaram da experiência devido ao baixo nível do clube, o clube inglês encontra-se na 3ª Divisao Inglesa. Estranhamente os dois jogadores foram para um clube que numa semana apenas tinha 2 treinos de campo.

Apos uma romaria de jogadores e depois de um processo complicado de Aderito Esteves, ainda continuam la fora 5 jogadores que no ano passado actuavam no "Campeonato Super Bock"
  • Salvador da Cunha - Inglaterra - National 1  - Rossylin Park 
  • Veltioven Tavares - Inglaterra - National 1 - Blaydon 
  • Joe Gardener - França - Federale 1 - Aubenas
  • Aderito Esteves - França - PRO D2 - Saint-Etienne
  • Gonçalo Uva - França - TOP-14 - Montpellier
Já neste fim-de-semana há a oportunidade de ver em acção Pedro Leal, enquanto Jorge Segurado devido a uma expulsão no ultimo jogo em terras britânicas está suspenso. Quanto ao jogador do CDUL, o mesmo não esta anunciado na convocatória para o jogo de sábado frente a Académica.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

"Expats" a caminho

Errol Brain e Frederico Sousa *
Já falta menos de uma semana para o primeiro teste de Errol Brain e Frederico Sousa como treinadores da selecção nacional de rugby. Dentro de 6 dias entram em campo a selecção portuguesa ("XV do presidente") e uma equipa formada por estrangeiros a actuar em Portugal ("Expats"). Este jogo que se repete pela 3ª vez consecutiva vem dar inicio a um ciclo de jogos de Portugal, os famosos "Test Matches", nos quais os Lobos vão defrontar as fortes selecções dos EUA, Canada e Namíbia. 

Para o jogo diante dos "Expats", foram chamados aos trabalhos do grupo nacional, alguns jogadores que não fazem parte do CAR. São eles: Valter Jorge e Manuel Costa (Belenenses); Rui D'orey, Nuno Taful, Salvador Palha, Miguel Leal e José Guerreiro (Direito); Gustavo Duarte, João Pratas e Diogo Coelho (Agronomia); Afonso Sousa, Diogo Fialho, Bernardo Silveira e Francisco Pinto Magalhães (CDUL)

João Pratas, Bernardo Costa Duarte, David Mateus e Leandro Pereyra podem entrar em campo dia 1. *
Frente aos "Expats", a selecção portuguesa tem somado vitorias: em 2008 vitoria do "XV do Presidente" por 36 -5 e em Janeiro deste ano, num jogo mais equilibrado, o resultado final foi de 24-22 novamente para os portugueses.

Hafu pode ser uma arma dos "Expats"
Como é visível a equipa dos "Expats" melhorou bastante de um ano para o outro e este pode ser o ano da primeira vitoria. Se a presença de jogadores como Jacques Le Roux (Agronomia) ou Carl Murray (CDUL) não e garantida (encontram-se em processo de naturalização), já William Hafu, Andres Odstrill, Facundo Borelli, Louis Ackerman e Gregory Mullany podem e devem vestir a camisola dos "Expats". Mas estes não são os únicos nomes a ter em conta. Apesar do cuidado financeiro com que os clubes iniciaram este época,  conseguiram-se trazer jogadores, que apesar de desconhecidos, apresentam grande qualidade e historial.

Lista de jogadores estrangeiros a actuar em Portugal
Ainda não é conhecida a lista dos jogadores chamados para representar os "Expats" assim com não foi divulgado o nome do treinador que assumirá o comando, mas os nomes não devem fugir destes apresentados. 

Este é um jogo de preparação para a equipa portuguesa e como tal não seria de estranhar a chamada de jogadores portugueses para representar os "Expats" como já se fez em anos anteriores.

(* foto: www.fotorugby.blogspot.com)

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Contagem final até ao regresso

Toda a informação em "Rugby Field"
Não perca já nesta semana o grande regresso do maior espaço de discussão do rugby nacional!!!

Com uma nova estrutura e nova imagem, a equipa de "Rugby Field" prepara-se para iniciar mais um desafio que incidirá numa maior informação e discussão sobre a modalidade que tantos adeptos junta.

Assim durante esta semana poderá saber das principais actividades do rugby nacional em primeira mão no "Rugby Field", no "Resultado Final" ou em "os Lobos".


(Todos os links para as três paginas estão na parte de baixo do blog.)