terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Belenenses de altos e baixos vs Direito pragmático.

Valter apoiado por Luis Silva e
Diogo Castro, dois habituais suplentes.
Se poucos acreditavam na hipótese do Belenenses chegar à fase final, eram muito menos aqueles que viam a equipa de Minhoto na final do Campeonato. 

A equipa de Diogo e David Mateus, Sebastião e Salvador da Cunha, João Uva, Pedro Silva, Facundo Borelli, William Hafu, Diogo Miranda e Valter Jorge, entre outros, tem dos melhores jogadores nacionais e dos melhores estrangeiros a jogar no país e os altos e baixos que passaram durante esta época não foram normais.

A equipa do Restelo começou bem o campeonato, com uma vitória num terreno muito difícil em Coimbra, logo com ponto bónus. Depois seguiu-se o CRAV, que foi igualmente batido. E assim ao fim de duas jornadas a equipa azul já contabilizava 10 pontos, mas o jogo azul não era consistente e aos poucos a equipa ia-se desfazendo. 

À 3ª jornada veio o primeiro grande jogo dos homens do Restelo. Foi no Estádio Universitário e com esse jogo veio a primeira derrota. 32-25 com o Belenenses sofrer 4 ensaios e apenas a marcar 1. 
Hafu marcou um dos seus 9 ensaios do Campeonato, contra a Agronomia
Algo não estava bem. O Belenenses não conseguia marcar e fazer o seu jogo, enquanto os próprios jogadores pareciam estar meio adormecidos dentro de campo. Mas a verdade é que os mesmo jogadores conseguiram levantar-se e partiram para uma sequência de 3 jogos só como vitórias: Técnico (fora), Agronomia (casa) e Direito (fora). 

Nestes três jogos veio à tona a melhor forma dos homens da cruz. Se no jogo com o Técnico (onde a vitória era um dado adquirido) e onde foram marcados 13 ensaios (maior vitória do Belenenses nesta época), viriam depois dois jogos onde se pôde ver, e bem, a qualidade do rugby do Belenenses. Em casa com a Agronomia matou-se o borrego e na semana seguinte o Belenenses foi impor a primeira derrota ao campeão nacional, o Direito, em Monsanto. Foram mais de 100 pontos e 20 ensaios marcados em 3 jogos contra apenas 16 pontos sofridos. 

Marcos Zavaleta no jogo de Monsanto.
Foi claramente a melhor fase do Belenenses. Mas, e igual a si mesmo, o Belenenses consegue ser de altos e baixos, e depois de ganhar ao campeão em Monsanto os azuis foram perder com o Benfica. Assim no espaço de uma semana tocou-se no céu e no inferno levando assim a que o trabalho realizado até então fosse deitado borda fora e culminando com uma desmotivação visivel nos jogadores azuis.
Depois do Benfica, veio uma derrota em casa contra a Académica, uma vitória sobre o CRAV por 12 pontos, e mais 3 derrotas frente a CDUL, Agronomia e Direito onde se sofreram ao todo 13 ensaios . Nem mesmo a vitória diante o Técnico foi suficiente, pois no mesmo jogo sofreram-se 17 pontos.

O Belenenses chegava à última jornada com a Fase Final em risco. A revelação Académica estava a 2 pontos e apenas uma vitória interessava ao homens comandados por Albertino Minhoto. 

O treinador dos sub-21 e ex-campeão nacional pelo Benfica e Belenenses, voltava a comandar os seniores do clube, depois de Kevin Horan ter voltado para a Nova Zelândia. E em boa hora o fez. Na Sobreda, no jogo do tudo ou nada, o Belenenses voltou a provar o porquê de ser uma equipa de muito respeito e de grande qualidade. O melhor de cada jogador veio ao de cima e conseguiram não só impor ao Benfica a maior derrota do Campeonato, como alcançaram a qualificação.

A equipa do Restelo ia defrontar o primeiro classificado do fase regular, o CDUL, nas meias finais. Primeiro em casa e depois no Universitário. Dois jogos de muita pressão e onde os jogadores tinham de dar o máximo. 

Incrivelmente o Belenenses foi para cima do adversário. Há muito que não se via um Belenenses a lutar como o fez. A vitória da segunda mão lembrou a final de 2008 e os jogadores do Belenenses uniram-se com apenas um propósito, o título. E o grande responsável pode ser Albertino Minhoto. 

Longe dos grandes holofotes do rugby nacional, o treinador português, que voltou esta época aos bancos, veio para o Restelo comandar os sub-21 azuis, mas rapidamente foi chamado para os seniores e fez o que muitos não conseguiram: unir o plantel em torno de um objectivo. 

Mas o próximo sábado será um novo dia e é nessa altura que os jogadores têm que jogar.

Ao longo da época os azuis apresentaram um plantel que rondava os 30 jogadores. Com muitos sub-21 e ainda alguns sub-19, a equipa do Belenenses é das mais experientes do Campeonato "Super Bock". Dos 31 jogadores utilizados nesta época, 21 vestiram a camisola da selecção de sub-21 e 18 já representaram as selecções de Portugal (XV ou VII), Argentina ou Tonga. 

São muitos jogadores com experiência internacional e essa experiência e maturidade será importantíssima para a final. É que do outro lado vai estar uma equipa recheada de experiência e internacionais.
Palha, no jogo da primeira mão.
O Direito partiu para esta época com várias ausências de jogadores que já foram referidas aqui, no entanto a qualidade do plantel de Monsanto continua a subir. Para os lugares dos jogadores que sairam apareceram outros jogadores vindos da formação e mais tarde alguns chegaram mesmo a voltar. 

No entanto o campeonato começou da melhor maneiro para o conjunto orientado por Aaron Jones. Logo na primeira jornada uma reedição da final de 2010 frente à agronomia com uma vitória do Direito e uma semana depois nova vitória sobre o CDUL (fora). 
António Aguilar no Est. Universitário diante o CDUL.
Foi um inicio muito forte de uma equipa que contava com jogadores como Vasco Uva, João Correia, António Aguilar, Pedro Leal e ainda Miguel Portela.

Depois destes dois jogos vieram Benfica e Académica, onde apesar da vitória o Direito acabou por sofrer muitos pontos, principalmente contra a Académica que após a primeira parte do jogo (em Monsanto) se encontrava a perder por 22 pontos a 16. Mas mais uma vez ficou provada a força anímica dos advogados que deram a volta ao resultado e acabaram por vencer com ponto bónus.

Após esta partida ficou dado o aviso. O Direito não podia entrar a dormir e foi a Arcos defrontar o lanterna vermelha, acabando por vencer com o ponto bónus, tendo marcado 60 pontos. 

Pedro Leal, deixa um benfiquista
para trás no jogo da 10ªjornada.
Depois deste jogo veio o pior. Em Monsanto o Direito sofreu uma derrota frente ao Belenenses. Nesse jogo o Direito consentiu o pior resultado de há anos para cá em casa. Uma derrota por 21-6, num jogo onde sofreram 3 ensaios e apenas marcaram 6 pontos (duas penalidades). E a juntar a isso o eterno Miguel Portela deixava os relvados de Monsanto. 

Entrou-se no pior período dos advogados. Depois de Belenenses seguiram-se mais 5 jogos (Técnico, Agronomia, CDUL, Benfica e Académica) e desses perderam 2 (Agronomia e CDUL) e ganharam 3 (Técnico, Benfica e Académica) sendo que contra estes últimos dois os resultados foram bastante equilibrados: contra o Benfica, 21-15, e em Coimbra 3-9, num jogo sem ensaios.

Este período, que coincidiu com a ausência de jogadores importantes ao serviço das selecções, foi o pior de Aaron Jones em Monsanto. Vitórias pequenas frente a equipas que disputavam "outro campeonato", embora mais ano menos ano possam estar numa fase final (caso da Académica), foram pouco para uma equipa com muita qualidade. Mas ainda havia um jogo para desforra e mostrar o verdadeiro valor do rugby de Monsanto. 

No Restelo frente ao Belenenses e com os melhores jogadores de volta, o Direito queria mostrar o seu valor. E não foi por menos. O Direito não só conseguiu recuperar forças como ainda ganhou uma forte motivação para a fase final, após um vitória por 14-34, com ponto bónus. 

No último jogo do campeonato e já com o pé no acelerador os advogados foram bater um Técnico por claros 84 pontos contra 7. Tendo sido marcados nada mais nada menos que 14 ensaios. 

Após a partida de Frederico Cousa para o comando da selecção de XV, os dirigentes do Direito foram buscar um treinador novo ao Luctonians, clube para onde foram jogar Jorge Segurado e João Júnior. O jovem treinador de 30 anos, que chegou a actuar como jogador (médio formação), encontrou uma equipa já bastante rodada entre si e com muitos mecanismos. E quando o mesmo podia chegar e impor novas metodologias ou tácticas, Aaron preferiu manter o espírito ganhador do Direito ao mesmo tempo que apostava em jogadores da formação. Ao todo foram utilizados mais de 40 jogadores durante a época e muitos deles sub-21 e sub-19. Uma boa opção e que está a dar os seus frutos. 

Assim como o Belenenses, no direito encontram-se inúmeros jogadores com experiência internacional, embora com clara vantagem no jogo de XV. De entre todos os utilizados 19 foram internacionais sub.21 enquanto que 18 já vestiram a camisola das selecções portuguesa de XV e de VII.

A final é um jogo de muita pressão e certamente que ganhará aquela equipa que manter mais cabeça fria ou então a que jogar mais com o coração. O tudo por tudo, assim como a experiência para aguentar a pressão de uma final serão fundamentais e nesse aspecto os jogadores que contam mais finais já sabem o que esperam. São os casos de Vasco Uva, João Correia, Diogo Coutinho, António Aguilar, Pedro Leal, Diogo Mateus, David Mateus, Francisco Moreira, Sebastião da Cunha, Pedro Silva, entre outros. 

Ao todo são 24 do lado do Direito e 17 do lado do Belenenses, aquele que já contam no seu historial uma ou mais finais do Campeonato Nacional. E este é um dado a ter em conta.

Albertino Minhoto e Aaron Jones vão estar na Conferência de Imprensa quinta-feira (27 de Janeiro) às 11:00 na Doca de Santo Amaro.

53 comentários:

Anónimo disse...

o frederico nunes do direito estev na selcção de sevwens..


a corrigir

Jogos Grátis disse...

Força Belenenses. Embora o Direito também mereça ganhar pela forma como aguenta os jogos decisivos e mostrar toda a experiencia. É o FCP do Rugby :)

Anónimo disse...

e faltam aí Manuel Mourão e Francisco Correia, ambos sub-21

Nuno Gomes disse...

Ao ler "Se poucos acreditavam na hipótese do Belenenses chegar à fase final..." pergunto, face ao quadro competitivo e tirando a última jornada em que tal seria possível mas remoto (a Académica tinha remotas hipóteses), porque duvidariam que o Belenenses iria chegar à fase final? Acaso perder com o Benfica era regra? Não foi o resultado da primeira volta com o Benfica uma excepção ao costumeiro massacre no marcador com que o Belenenses brinda o Benfica frequentemente? Gosto muito do artigo em bora não consiga entender esta primeira frase do mesmo.

Votos de continuação do bom trabalho por vós realizado na divulgação do Rugby.

Anónimo disse...

o zé pinto é internacional 7 e o adérioto de Xv e 7

Anónimo disse...

Nuno,

"Se poucos acreditavam na hipótese do Belenenses chegar à fase final..."

Foi feita aqui uma sondagem, que vale o que vale, e a maioria dos votantes apostavam (desejavam?) na Académica na Final Four. Talvez por esse motivo o bloger tenha escrito essa frase. De resto o Belém esteve aquém do real valor na recta final da época regular. Mas é um grande clube, uma grande equipa a presença na final prova isso mesmo. As apostas agora devem estar mais divididas. Eu por acaso aposto no GDD e num excelente jogo de rugby este sábado.

Anónimo disse...

A final é as 17h de sábado com transmissão na sporttv1!!!

Anónimo disse...

Esta Direcção pode ter muitos defeitos mas quem lida com o Presidente apreciará o modo como sabe resolver as questões a contento de todos. Ao contrário do que apregoavam é um gestor de grande qualidade, nomeadamente na forma como gere os conflitos; com frontalidade e transparência. Não engana e assume estando sempre em cima das questões. É claro que as coisas, pequeninas que alguns gostam de explorar e que não têm qualquer significado substancial não o deve preocupar muito. Nota-se que continua o seu percurso a cortar a direito. É de facto um exemplo. Claro que por muito que falem , os jogos fizeram-se, os árbitros arbitraram, as questões quentes arrefeceram, o campeonato teve e vai ter uma competitividade nunca vista e a Selecção vai receber jogadores em boa forma. As selecções nacionais vão jogar com o patrocínio do Licor Beirão, o torneio patrocinado seguirá tal como a Taça de Portugal , os sevens e o rugby de praia. Para quem diz que a época acabou, não está mal.
Programação dos campeonatos proposta aos Clubes convivendo diariamente com as dívidas inacreditáveis que o Dídio e companhia lhe deixaram e que tenderiam a asfixiar completamente a FPR e o rugby nacional.
Podem dizer mal mas está a disciplinar a FPR e o rugby nacional. É um excelente Presidente, com opiniões, muito trabalho e convições. Seria muito importante que se recandidatasse . Deixe que os cãezitos , poucos, ladrem.
No sábado vai ser uma grande final e o Presidentre lá estará , como sempre, a entregar a Taça.

Anónimo disse...

Bora Belém! Só têm de manter o "penalty count" baixinho e calar a boca.

Anónimo disse...

cheira me que o anonimo das 19H deve ser o próprio cabé ou algum filho , as asneiras na FPR são umas atrás das outras, conseguiram com este calendário o inacreditavel de terem apenas uma semana para preparar o inicio da campanha internacional, conseguiu perder a oportunidade de ter um estágio com a selecção inglesa, quase conseguiu que o belenenses não se apurasse a conta dos 5 jogos sem jogadores internacionais, alguém acharia justo que a académica estivesse na fase final em vez do belém? conseguiu não pagar a árbitros e so o fazer perante uma ameaça de greve, não paga a fornecedores nenhuns a divida vem do tempo do didio ? pois vem mas na altura dele pagava se a toda a gente, e onde anda a taça ibérica? ou já se esqueceram que foi graças as alucinaçoes dele que queria uma super liga iberica que se acabaou com a tradicional taça iberica? taça patrocinador vai avançar? com que equipas? acham que o benfica por exemplo vai ter jogadores para se apresentar condiganamente? quanto a final aposto no belém, tem melhor equipa que o direito e deve estar nesta altura no pico de forma

Anónimo disse...

sou amigo do MINHOTO e para os mais desatentos devo lembrar que começou como treinador jogador do slbenfica seu clube de sempre e ainda hoje não sei porque de lá saiu. treinou depois tecnico,cdul,belem,direito e agora novamente o belem . ganhou até hoje 19 titulos e nos dois ultimos anos abandonou os "treinos" para dedicar o seu tempo ao seu pai infelizmente falecido com 90 anos em novembro ultimo. o MINHOTO , treina com a mesma paixão de quando jogava , e quem se lembra dele como jogador sabe do que escrevo.

Anónimo disse...

não me parece que o direito consiga chegar ao tri, a equipa pareceu-me muito desgastada na parte final do jogo com agronomia e ao contrario o belem pareceu-me sempre melhor fisicamente que o cdul no final dos jogos acho que estão em melhor forma do que o direito, talvez por serem uma equipa bem mais nova e tem o minhoto com grande conhecimento de todos os jgadores portugueses e do rugby portugues o que e uma vantagem em relação ao estrangeiro do direito

Anónimo disse...

Não esquecer que caso o Direito ganhe serão tri-campeões, é um facto que merece respeito e reconhecimento.

Anónimo disse...

a mim o direito nao me merece qq respeito limitam se a viver a sombra da fpr des a 6 ou 7 anos a mairo parte destes jogadores que la estao so sao bons pq trabalham e recebem da fpr noutros clubes ha jogadores com mt mais potencial que so nao chegam la pq sao afastados pelos amigos do direito

Anónimo disse...

Eu nem sequer sou do direito, admito que por vezes há jogadores arrogantes mas creio que isso existe em qql lado. Mas há que reconhecer mérito.

Isso de controlarem a FPR é rídiculo, se assim fosse teriam ido à fase final há 3 anos e ficaram em 5ºlugar, enfim!

Anónimo disse...

Não esquecer que os altetas do direito nada teem a haver com Alvarez, paisanas, armandos, etc... Os próprios atletas poem-se a parte dessa gente. Só por isso o direito merece respeito, atletas, treinadores, o Lino, esses sim podem falar agora a escumalha que nada fez no rugby senão mamar devia fugir com o outro para o brasil! e irem para lá mamar, porque cá o rugby está farto deles.

Anónimo disse...

quando e onde é a final????

Anónimo disse...

1ª divisão 14.30 Campo de Honra EU
Div Honra 17.00 Campo de Honra EU

Anónimo disse...

e os 3.º e 4.4 lugares?

já se sabe alguma coisa?

Obrigado.

Anónimo disse...

então cabe??? a taça de portugal afinal é igual ao didio que o cabe sempre criticou??? e que ia mudar??? lindo o campeonato é igual ao didio??? que sempre criticou??? as equipas ténicas são todas iguais ao didio... lindo que por acaso sempre criticou... a desculpe consg correr com o alvarez ! que por acaso so ficou pq lhe pediram... continua assim que ainda acabas com o rugby!

Anónimo disse...

1ª Jornada
28/1/2011 21H00 AEIS AGRONOMIA
X
CDUL Centro Desportivo Universitario Lisboa Tapada
Arbitro: a designar





FINAL (1º/2º LUGARES) - FINAIS

1ª Jornada
29/1/2011 17H00 GD DIREITO
X
CF OS BELENENSES Estádio Universitário Lisboa - campo Honra
Arbitro: a designar






Campeonato Nacional I Divisão



FINAL (1º/2º LUGARES) - FINAIS

1ª Jornada
29/1/2011 14H30 GD SPORTIVO CASCAIS
X
CDUP Centro Desportivo Universitario Porto Estádio Universitário Lisboa - campo Honra
Arbitro: a designar





FINAL (3º/4º LUGARES) - FINAIS

1ª Jornada
28/1/2011 21H00 RC MONTEMOR O NOVO
X
CLUBE RUGBY EVORA Parque Desportivo Montemor (sintético)
Arbitro: a designar

Anónimo disse...

O jogo do 3º e 4º lugar é na Tapada, para os menos atentos não é um jogo a feijões está em jogo o patrocinio da Sagres que anunciou no próximo ur só apoiar os 3 primeiros classificados, grande jogo em perspectiva!

Anónimo disse...

dizer mal e tão fácil mas depois fazer melhor e bem mais dificil, entre as muitas asneiras que a FPR tem feito o site continua a mesma m**** a conferência de imprensa é hoje mas no site continua a parecer a data de ontem na página principal os jogos continuam sem horas nem dias nem locais :-) para a final da honra ganha o belém é para mim de longe melhor equipa que o direito e o minhoto é muito bom e conhece o rugby português melhor do que ninguém, na 1ª ainda não vi o CDUP jogar mas acredito que o Cascais suba à honra.

Anónimo disse...

"a mim o direito nao me merece qq respeito limitam se a viver a sombra da fpr des a 6 ou 7 anos a mairo parte destes jogadores que la estao so sao bons pq trabalham e recebem da fpr noutros clubes ha jogadores com mt mais potencial que so nao chegam la pq sao afastados pelos amigos do direito"

meu, sao 7 campeonatos em 11 anos, mais nao sei qts outros titulos

nao ha argumentos pa, admite que o direito e melhor

Anónimo disse...

O meu prognóstico para os jogos do próximo fim de semana são:


Montemor vs Évora= Vitória ÉVORA

Cascas vs Cdup= Vitória CASCAIS

Agronomia vs Cdul= Vitória AGRO

Direito vs Belenenses= Vitória GDD


Porque razão os jogos de 3º e 4º jogam-se na 6ªfeira? Deveriam ser também no EUL de modo a que fosse um Sábado cheio de rugby, os jogos podiam ser por exemplo ao 12h e depois era final da 1ªdivisão e depois a grande final de atribuição ao campeão.

Mas deve ter sido por acordo entre os clubes envolvidos.

Dum lado temos um GDD motivado para ganhar o seu 1º tri da história, do outro lado um BELEM motivado pelo facto de poder provar a toda a gente que desde sempre acreditaram que era possível e que para aqueles que à partida o davam como 5ºclassificado.

Temos muitos ingredientes para uma grande final.

Será um jogo muito equilibrado onde cada equipe tentará não arriscar, contudo é nestes jogos que por vezes o arriscar dá os seus frutos!

VIVA AO RUGBY.

Anónimo disse...

alguem sabe quem e o arbitro?

Anónimo disse...

A diferença de atitude, desportiva, entre o Presidente do CDUL e o escriba dos célebres "cantinhos" dá que pensar...

Anónimo disse...

Ferdinand arbitra a final. Muri e Mourinha são os liners.

Anónimo disse...

o ferdinand não é seguramente

Anónimo disse...

Mas a questão da escolha do árbitro é assim tão importante? Foi por causa deles que os resultados das 1/2 finais foram o que foram? Cometem erros, com certeza. E os jogadores são perfeitos? E os treinadores infalíveis?
O que não quer dizer que o tema da arbitragem não seja imprescindível para o desenvolvimento do rugby nacional. O próprio Errol Brain já afirmou que essa era uma das áreas sensíveis onde gostaria de intervir mais a fundo.
Deixemo-nos de "futebolices" e ataquemos os problemas que interessa realmente resolver, como por exemplo a necessidade imperiosa da formação de novos árbitros.
Em relação ao Campeonato Super Bock tenho a dizer que o nível dos jogos a que assisti este ano não foi, longe disso, inferior ao dos anos anteriores. Há novos valores a despontar no rugby português e desde que o actual sistema competitivo está em vigor não me lembro de ter havido tanto equilíbrio e incerteza numas 1/2 finais que, recordo, apenas se decidiram no último lance do jogo da segunda mão. Será que a boa forma de alguns jogadores internacionais se irá reflectir nos jogos dos Lobos no próximo mês? Se assim for, este sistema - apesar do frio e da chuva (que nalguns casos provocou um abaixamento da qualidade do espectáculo, como na 1ª mão do Agronomia-Direito) e do caricato do campeão se conhecer em Janeiro - até nem terá sido uma escolha tão absurda como à partida poderia parecer. Quanto a sábado, gostaria que CDUP e Belenenses vencessem, mas tenho a certeza que as coisas vão ser discutidas até ao fim.

Anónimo disse...

Hipóteses para a final:

Murinello, melhor escolha.

antónio moita capaz do melhor e do pior não me parece que fisicamente aguente uma final

Paul Duarte , muito novo mas tenho a certeza que vai estar à altura

Mourinha - vitória certa do Belém, (já estou a ver o costa a meter cunhas no presidente da arbitragem para escolher o Mourinha)

Erse e tiago muito fracos

Pedro Fonseca dos jogos que o vi apitar não percebi se é mau arbitro ou se gosta de prejudicar algumas equipas, tanto o vejo fazer coisas mt boas como as maiores barbaridades

Anónimo disse...

Afonso Nogueira é o arbitro, auxiliado por Mourinha e Nuno

Anónimo disse...

Por vezes, basta estar atento:

In FPR
"O árbitro Afonso Nogueira desloca-se a Madrid nos próximos dias 28-30 de Janeiro a fim de participar no 2º módulo do curso de arbitragem grau 3 da FIRA-AER/ IRB."

http://www.fpr.pt/arbitragem/index.asp?pagina=1&opm=5&id=8611&id2=5

Anónimo disse...

leiam o blog do CDUL e aprendam que o arbitro nao da vitorias nem derrotas.
porque insistem nestes temas. nao ha beneficio com tais procedimentos/comentarios.
e se acham que tem piada a serio que nao tem. e sem perceberem estao a dar um fim ao rugby nacional que nao merece. respeitem todos aqueles que jogaram, jogam e amam este magnifico desporto que é mais que um desporto é tambem um modo de estar na vida reconhecido a nivel mundial. o rugby nao começa e nao acaba em que faz este tipo de comentarios. o RUGBY é de todos, tenham respeito.
e respeitem todos os que AMAM esta bola oval.

Anónimo disse...

Há gajos que deviam saber escrever, afinal escreveram anos a fio nos cantos da tapada, mas preferem pagar (pagam?) a atrasados mentais para virem aqui despejar alarvidades. O campeonato foi uma treta, competitividade zero! As dívidas da FPR crescem, os árbitros passam-se, a Selecção não treina e vai levar cabazes, as promessas eleitorais estão arrumadas na gaveta e há atrasados a fazerem a apologia do disparate. Usem a porra da cabeça (não, não é para dar cabeçadas na parede) e pensem que nunca mais chega Outubro. Ah pois, só faltam 9 meses para o gajo ir de vela. E está a contar.

Anónimo disse...

O eng Amado da Silva sabe tudo sobre rugby e é de longe o melhor presidente de todos os tempos. Vai levar-nos ao próximo mundial e já está a naturalizar sete "franceses" que muito farão pela selecção.

Anónimo disse...

Giro foi ver o Mourinha a jantar hoje com o Minhoto.....será ele que vai apitar a final.
Bons jogos

Anónimo disse...

parece-me difícil o minhoto ter jantado em madrid...!

Anónimo disse...

Palavra que não é querer bater no ceguinho...mas o site de Agronomia não consegue dar uma notícia em que perca com o Direito. Até no quadro da classificação do campeonato tem que ficar em 2º e o Direito em 3º...

Nem disfarçam. Têm que se libertar de fantasmas...o dos cantinhos já foi, agora têm que mandar outros à vida.

Anónimo disse...

O C.A. informa das equipas de arbitragem escolhidas para as finais dos Campeonatos SUPER BOCK e I Divisão, referente à época 2010-2011:



Final Campeonato SUPER BOCK, 29-01-2011, EUL, 17H00

GD Direito vs. CF Os Belenenses

Árbitro: João Mourinha

Árbitros Auxiliares: Pedro Murinello + Pedro Fonseca

4ºs Árbitros: Bruno Caldeira e Filipa Jales



Final Campeonato I Divisão, 29-01-2011, EUL, 14H30

CDUP vs. GDS Cascais

Árbitro: Paulo Duarte

Árbitros Auxiliares: João Erse + Bruno Caldeira

4º Árbitro: Filipa Jales

Boas e avisadas escolhas.

A todos, a maior sorte do mundo. Divirtam-se

Ref Defender

Anónimo disse...

Mourinha????????????? O cabé é que sabe ele sabe bem que com o Mourinha o direito não ganha um unico jogo ja estou a ver os de monsanto no fim a insultarem o mourinha por serem roubados mais uma vez.

Anónimo disse...

sim as arbitragens do Mourinha contra o direito são sempre mt interessantes :-) adorava saber porque e que ele não gosta deles, alias ninguem gosta por isso forca mourinha ajuda a trazer a taça para o restelo :-) alleezzz belem

Anónimo disse...

Então e agora!? A malta do cascais estava á espera do Muri! Para puderem vir para a primeira outra vez. Assim está mais dificil.

Anónimo disse...

eu estou com os ultimos comentarios, para mim o belem ja era favorito com o mourinha ganha de certeza, eu tambem vejo os jogos e realamente com o Mourinha so dificilmente o direito ganha algum jogo basta ver os resultados dos jogos do direito arbitrados por ele

Anónimo disse...

Escolha acertada!
Para o melhor jogo, o melhor árbitro.

A arbitragem não irá certamente evoluir, em termos quantidade e qualidade, com este tipo de comentários que não levam a lado nenhum.

Todos cometem erros: jogadores, treinadores, os árbitros e até os adeptos, isso não está em causa!
Mas quando se fala de arbitragem, raramente as criticas são técnicas, são, quase sempre, de carácter.
A qualidade do jogo depende de bons treinadores, bons jogadores e de boas arbitragens.

Podemos (e devemos) criticar e manifestar opinião, mas não desta forma. Este registo futebolístico nada tem haver com Rugby.

Que seja um excelente jogo, para que se justifique este formato, nada regular, de CN.

Anónimo disse...

A malta do Cascais está se a cagar para os árbritos!!

A malta do Cascais quer é ganhar no sábado!A malta do Cascais se perder não vai por a culpa nos árbritos como os meninos do montemor fizeram, e como os meninos do CDUP fizeram no jogo da 1ª volta na Lousada!

Abraços de cascais!!

Anónimo disse...

o mourinha e mau arbitro,
com a mania do protagonismo, ta mais preocupado em mostrar que esta ali do que ajudar a facilitar o jogo, e demasiado autoritario e penaliza as equipas que querem andar para a frente e jogar raguebi e favorece o anti-jogo no chao..

nao percebo como tem tanto relevo em portugal.. viva o rohan, melhor arbitro que temos, alguem que realmente interpreta muito bem o jogo tanto como arbitro como quando foi jogador

Anónimo disse...

Oh escriba!

Já viste o resultado daquela informação errada no convite para a conferência de imprensa?

Lê o texto do Record sobre o assunto.

O jornalista escreve o que vocês publicaram.

Pensam que não os topamos? À distância!

Anónimo disse...

Relativamente ao ultimo comentário, só dizer que Viva o Rohan um dos melhores árbitros que tínhamos, pois já não temos. Mas eu diria, viva o Rohan, viva o Mourinha e vivam os Muri; Paulo Duarte, Afonso, Pedros;e todos os que tem a coragem de assumir o papel de árbitro. A eles TODOS um enorme VIVA!!!

É que ter a coragem de assumir essa responsabilidade numa terra de energúmenos que despejam todas as suas frustrações e insucessos no desgraçado do árbitro é obra.

Ter a coragem de arbitrar jogos onde são normalmente mal tratados e ainda por cima não são pagos a tempo e horas, adiantando o dinheiro das despesas à FPR, é impreesionante.

É que manter o discernimento e a integridade num desporto cujo responsável máximo é um sugeitinho (sim cabé não tens outro nome) que passava a vida a ofender os árbitros, que mente a deturpa as coisas para atribuir responsabilidade a outros, que não cumpre nem respeita determinações do Conselho de Disciplina, que não olha a meios para atingir o seu fim, é um acto de enorme coragem.

É que manter a postura, enquanto uma boa parte de frustados, normalmente já com uns copos a mais os estão a ofender de tudo quanto há, É um acto de coragem.

É que manter a concentração, condição fisica e técnica num desporto onde não recebem qualquer apoio, é um acto de coragem.

Por isso repito VIVAM TODOS OS ÁRBITROS, pela coragem e exemplo que são no desenvolvimento do rugby nacional.

Ref Defender

Anónimo disse...

Nomeiem 10 árbitros para a final. O GDD vai ganhar! Certinho.

Anónimo disse...

O Campeonato acaba já amanhã,certo? E estamos em Janeiro, depois ainda há Fevereiro, Março, Abril, Maio e Junho.

Como será o resto da época? sempre há taça de patrocinador? quando começa? e taça de portugal de quando a quando? e sevens?

obrigado

Anónimo disse...

Joguem rugby, talvez seja o mais importante e deixem os péssimos dirigentes...escrever estas anormalidades

Anónimo disse...

O Tiago silva e sousa agora chama-se ref defender?